Cascavel

O Diálogo no fazer Educação é tema de palestra na Amop

Antes da palestra de Ailton, houve apresentação do bacharel em Filosofia Mariel Man...

25 nov 21 - 14h31 Redação SOT
O Diálogo no fazer Educação é tema de palestra na Amop

Secretários de Educação, diretores de Departamento e coordenadores pedagógicos participaram na manhã desta quarta-feira (24) de uma palestra intitulada "O diálogo no fazer Educação", com um especialista no assunto, o professor Ailton Dias de Melo, de Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Além de bacharel em Psicologia e em Filosofia, Ailton é licenciado em História, especialista em Psicopedagogia, mestre em Educação e doutor em Educação. A iniciativa é do Departamento de Educação da Amop, com apoio da Editora FTD. 

Antes da palestra de Ailton, houve apresentação do bacharel em Filosofia Mariel Mannes, consultor educacional e comercial da FTD para a região Oeste do Paraná. Mariel é formado em Educação e mestre em Bioética.

De acordo com o professor Ailton, o grande desafio dnos dias de hoje é tornar a comunicação mais eficiente, especialmente em sala de aula. "O diálogo fortalece as relações e possibilita a experiência da interatividade. Se eu só falo e o outro não ouve, não consiguimos estabelecer uma relação mútua. Toda relação é um ambiente de troca. No mundo onde prepondera cada vez mais as novas tecnologias e o individualismo é importante romper essa barreira”, observa ele. 

Segundo o palestrante, as redes sociais tem uma importância inquestionável, mas produzem uma comunicação estéril. “Falo pra ninguém, sem me comunicar. O importante é restabelecer a presencialidade, o olho no olho, através do gestual e da fala. Romper esse distanciamento é resgatar a presença, pois não basta apenas estar junto”. 

Para o especialista, a leitura tradicional significa dialogar com o mundo. “Quando alguém escreve, o faz com um endereço de destino. Esse processo é devolvido nas relações de vida. Por isso, a importância de evento como esse é aliar o discurso e não trabalhar como ilhas, muito pelo contrário, é necessário edificar pontes. Cada cidade vivencia o processo de forma semelhante, mas o grupo traz força para o conjunto”.

Via: Assessoria Amop - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.