Cascavel

Moradores do Jardim Quebec em Cascavel estão preocupados com aparecimentos de escorpiões

Apesar de sensíveis aos inseticidas aplicados diretamente sobre eles, os escorpiões...

02 dez 21 - 22h31 Atualizado 02 dez 21 - 23h08 Redação SOT
Moradores do Jardim Quebec em Cascavel estão preocupados com aparecimentos de escorpiões

Moradores do Bairro Quebec em Cascavel entraram em contato com o Portal SOT na noite desta quinta-feira (02), para relatar o aparecimento de escorpiões em residências da comunidade. 

Segundo os populares, o primeiro caso foi registrado no começo da semana (29/11) em um imóvel na Rua do Bosque. Já nesta quinta, outro caso foi registrado nas proximidades da Rua do Arroio, aonde ficam terrenos baldios, chácaras e alguns entulhos.

Os moradores alertam para ter cuidado ao ver estes tipos de animais. Por sorte ninguém ficou ferido até o momento, por serem venenosos.

Região – Cascavel não é a única cidade a registrar casos como este nos últimos dias. Alguns Municípios da região vêm registrando o aparecimento do escorpião amarelo, (Tityus serrulatus) uma espécie venenosa. 

Em Missal, no entanto, o departamento de endemias tem sido acionado para captura de escorpiões de coloração preta (Bothriurus bonariensis), espécie não-venenosa, embora sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação, não oferece risco de morte. É mais comum na época de verão o aparecimento desta espécie de escorpião.

Cuidado - O animal habita geralmente terrenos arenosos, espaços e frestas entre muros, entulhos e pedras, tem atividade noturna e alimenta-se de pequenos animais como grilos e aranhas. 

Para prevenir infestações é importante manter os terrenos limpos, livres de entulhos como restos de obras, telhas, tábuas e afins, acondicionar corretamente o lixo e evitar o seu acúmulo, já que os escorpiões podem ser atraídos pelos insetos que se alimentam dos restos de alimentos.

Apesar de sensíveis aos inseticidas aplicados diretamente sobre eles, os escorpiões não são facilmente eliminados por meio das desinsetizações habituais, por conta de algumas características de seu comportamento.

O que fazer – Ao ver um escorpião, você pode estar acionando a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou Departamento de Endemias do Município. 

Via: Redação SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.