Paraná

Morre ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Donel

O corpo está sendo velado na sede social do Clube União e o sepultamento será as 17...

11 jan 22 - 14h18 Redação SOT
Morre ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Donel

Faleceu nesta segunda-feira, 10 de janeiro de 2022, o ex-presidente da Lar Cooperativa, Ignácio Aloysio Donel, aos 85 anos.

Donel dedicou toda sua vida profissional ao cooperativismo, tendo sido o primeiro gerente da atual Lar Cooperativa (que nasceu Sipal, depois Cotrefal, até chegar a denominação atual) e reeleito por diversas vezes. Sempre foi ardoroso defensor da máxima participação dos cooperados em suas cooperativas. Foi conduzido à presidência da Ocepar para completar o mandato de Thiesen, então eleito presidente da OCB. Donel idealizou e implantou os Núcleos Regionais Cooperativos, de forma a buscar soluções regionais para os problemas relacionados com o desenvolvimento do sistema cooperativista. Na Ocepar, liderou a implantação do Cooperativismo de crédito rural, tendo sido presidente da Sicredi Paraná.

Ignácio Aloysio Donel gaúcho de Cerro Largo (RS) chegou ao Paraná em 1965 com a missão de legalizar em Missal a Cooperativa Comasil, que já operava informalmente. Esse ex-professor com conhecimento, disciplina, diplomacia e visão foi conquistando confiança e se tornou uma expressão cooperativista. Homem simples, encerrou sua missão pública na década de 90 e voltou para a terra, suas raízes, no interior de Céu Azul. Nunca se considerou personalidade, apesar de ter sido condecorado inúmeras vezes em sua trajetória de vida. Recebeu a Comenda Nelson Simonatto pela Associação Empresarial de Medianeira – Acime reconhecendo sua articulação no setor industrial no município sob a égide do cooperativismo. Antecedeu a condecoração a palestra sobre “Biopark-Parque Tecnológico de Biociências” de Toledo.

Via: Costa Oeste News - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.