Brasil

ENEM: Mais de 112 mil fizeram prova do Enem 2021 no domingo (9)

Números conclusivos ainda dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. E...

11 jan 22 - 17h33 Redação SOT
ENEM: Mais de 112 mil fizeram prova do Enem 2021 no domingo (9)

Ao todo, 112.931 participantes realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no último domingo, 9 de janeiro. O número representa 33% dos 340.659 inscritos para essa aplicação. No total, foram registrados 76.535 (27,3%) presentes dos 280.146 isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e se inscreveram em setembro, após nova oportunidade. Além disso, 2.206 (35,1%) dos 6.286 participantes que tiveram o pedido aceito para reaplicação fizeram as provas. O Enem também foi aplicado para 34.190 (63%) dos 54.227 inscritos no exame para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

A aplicação do Enem 2021 ocorreu em 21 e 28 de novembro do ano passado. No último domingo (9), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou o exame apenas para estes públicos citados anteriormente. No total, foram 4.618 locais de aplicação, distribuídos entre as 27 unidades da Federação. Os participantes fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, com o tema "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil". O segundo dia de exame será no próximo domingo, 16 de janeiro, no qual os participantes resolverão itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

Resultados – Os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro. Já os treineiros receberão os resultados 60 dias depois.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Via: Assessoria de Comunicação Social do Inep - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.