Brasil

Como limpar o ar-condicionado: veja 7 dicas incríveis

Durante o verão, o aparelho se torna item essencial para enfrentar o calor, mas pre...

12 jan 22 - 11h40 Atualizado 12 jan 22 - 11h42 Redação SOT
Como limpar o ar-condicionado: veja 7 dicas incríveis

Com a chegada do verão, o ar-condicionado se torna um item essencial para o conforto em dias e noites quentes nos quatro cantos do Brasil. Entretanto, o aparelho responsável por amenizar o calor também pode causar muita dor de cabeça caso não não receba manutenção e limpeza adequadas.

Quem conta com um aparelho desses em casa precisa ficar atento quanto à higienização apropriada para evitar a proliferação de ácaros, poeira e demais partículas que podem acumular com o passar dos dias. Veja abaixo sete dicas de como limpar o ar-condicionado corretamente.

1.     Cuidado para não se machucar

A primeira dica tem a ver com segurança. Na hora que você for remover o filtro de ar do aparelho, é preciso tomar muito cuidado para não tocar nas partes metálicas, pois elas têm bordas afiadas que podem causar cortes ou machucados. Preste bastante atenção.

2.     Tire o aparelho da tomada

Cada modelo de ar-condicionado demanda um tipo de limpeza diferente. Mas um ponto em comum, que serve para todos os casos e deve receber um foco especial na hora do processo, é a necessidade de tirar o aparelho da tomada. Trata-se da primeira ação que você deve adotar para evitar problemas e acidentes.

3.     Tenha atenção ao utilizar produtos químicos

Há uma variedade de produtos de limpeza que podem, além de danificar os componentes do ar-condicionado, ser agressivos para a saúde das pessoas que estejam em um ambiente climatizado pelo equipamento.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os produtos saneantes destinados à limpeza de máquinas para fins de climatização precisam estar devidamente registrados para essa finalidade, e não podem conter traços de formaldeído, qualquer tipo de cera ou apresentar reação biológica. É importante ficar atento para usar os produtos corretos.

4.     Não use água para limpar dentro do aparelho

A água pode acabar danificando o isolamento do ar-condicionado, podendo causar descargas elétricas e, nos piores casos, comprometer todo o equipamento. Somente utilize água para limpar o filtro, quando estiver devidamente retirado do aparelho, e a parte externa.

5.     Higienize as serpentinas periodicamente

Responsáveis pelo processo de climatização, as serpentinas podem acumular sujeira e umidade, criando um ambiente favorável ao aparecimento de mofo, bactérias, fungos e demais contaminantes.

Portanto, é imprescindível mantê-las devidamente limpas com periodicidade, bem como as aletas (pequenas grades que direcionam o vento), que podem ser limpas com um jato de ar comprimido no sentido inverso das peças ou com um pano.

6.     Realize a limpeza preventiva

Para não dar de cara com um cenário desolador toda vez que for higienizar o aparelho, é importante manter alguns de seus componentes preventivamente limpos, como os gabinetes, as grelhas e a área ao redor do equipamento.

Nesse caso, a limpeza é mais simples e pode ser realizada com pano ou flanela umedecidos ou com sabão neutro e água morna. Nunca use solventes, benzinas ou lustradores, pois eles podem provocar rachaduras e danificar o aparelho.

7.     Proteja o ar-condicionado

Da mesma maneira que você toma cuidado com o seu celular, o seu computador ou a sua televisão, é preciso proteger o seu ar-condicionado também. Procure adotar algumas medidas que podem aumentar a vida útil do equipamento, como planejar corretamente o local onde ele será posicionado, evitando o contato com muita sujeira, a chuva, ou o sol, bem como eventuais acidentes e quedas.

Como limpar o ar-condicionado de forma rápida e eficiente

Agora que você já sabe o que fazer ou não para atingir o objetivo de garantir um ar-condicionado limpo, veja a seguir um passo a passo de como higienizá-lo corretamente, garantindo a sua durabilidade por mais tempo:

- Desligue o aparelho de tomada;

- Remova o painel frontal;

- Para ter acesso à bobina, retire o filtro de ar;

- Caso queira utilizar produtos, procure os que sejam destinados especificamente a esse tipo de limpeza;

- Tome cuidado para os produtos não entrarem em contato com a fiação e demais peças durante a limpeza da bobina;

- Limpe as lâminas da ventoinha com pano úmido e detergente neutro para retirar a poeira acumulada;

- Caso não precise substituir o filtro, lave-o separadamente com água morna e detergente neutro, deixando secar à sombra;

- Verifique se as tubulações e isolamentos estão corretamente vedados. Caso não estejam, é recomendado chamar um técnico especialista;

- Finalizados todos os procedimentos e após a secagem do filtro, encaixe novamente as peças em seus devidos lugares e aguarde 10 minutos antes de ligar o aparelho.

É importante ressaltar que limpezas mais pesadas devem ser realizadas por profissionais especializados, cabendo ao usuário apenas uma higienização periódica com foco no filtro do equipamento, suficiente para melhorar a durabilidade e o desempenho do seu equipamento.

Manter o ar-condicionado limpo é uma tarefa que não toma muito tempo e pode ser importante para trazer conforto e benefícios para os moradores da sua casa, além de prevenir problemas e prejuízos no futuro. Além disso, essa medida pode ainda reduzir o consumo de energia, pois o aparelho limpo permite que o ar circule melhor, sem exigir maior potência do que o necessário, além de emitir menos ruídos.

Via: Assessoria Polícia Militar - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.