Cascavel

Maio Amarelo: Bobo da Corte e Branca de Neve "convidam" condutores a dar a preferência aos pedestres

Atividade lúdica do "Pé na Faixa" realizada pela Transitar chamou atenção de quem p...

12 mai 22 - 21h00 Redação SOT
Maio Amarelo: Bobo da Corte e Branca de Neve "convidam" condutores a dar a preferência aos pedestres

Ser pedestre em Cascavel é um desafio quando o assunto é travessia na faixa de pedestre. Isso porque nem todo condutor, embora habilitado, assimilou que a norma do Código de Trânsito Brasileiro que prevê respeito recíproco de todos no trânsito e que o maior cuida do menor, ou seja, quem está num veículo tem responsabilidade para com quem anda a pé ou de bicicleta/patinete/skate ou outro equipamento não motorizado, sendo infração gravíssima deixar de dar a preferência de passagem ao pedestre e esses veículos que se encontrem na faixa a eles destinadas.

Nesta manhã (12), a Branca de Neve - um clássico dos contos de fadas -, e o Bobo da Corte, tradicional funcionário pago para entreter a monarquia - colocaram o “Pé na Faixa”, convidando os condutores a cumprirem a norma. Eles chamaram a atenção ao participar de uma atividade lúdica da Transitar realizada como parte deste Maio Amarelo, com fantasias cedidas pela Secretaria de Cultura, parceira da ação.

A equipe de Educação e Cidadania da Autarquia foi para a via com apoio de agentes de trânsito. O que se percebeu, é que muitos condutores, mesmo na presença de todo esse aparato, ainda precisaram obedecer ao comando do agente para parar na faixa e dar a preferência. Outros paravam mesmo sem a presença de pedestres aguardando para fazer a travessia. A ação foi realizada no cruzamento da Erechim com a Rua Dom Pedro II. O local registra alta velocidade e movimento constante de veículos e pedestres.

“Nota-se falta de conhecimento da lei de trânsito por parte de muitos condutores, que desconhecem tanto a sinalização como a norma de trânsito, o que é um risco para a segurança na via para todos, pois num momento você é pedestre e em outro você pode estar na direção. É importante ter clareza de como se portar em cada momento”, esclarece a encarregada do setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura.

A empresária Ana Maria de Oliveira passou pelo local e contou com apoio dos personagens para atravessar a via. Ela elogiou a iniciativa. “Muito importante esse tipo de ação, pois estimula a consciência. Este local é muito perigoso e dificilmente os condutores param. Já vi uma moça sendo atropelada aqui por uma moto no fim do ano quando ela tentou passar”, contou.

52% mais sinistros com pedestres em 2022 - O pedestre é vulnerável no trânsito. Para se ter uma ideia, somente de janeiro abril deste ano houve um aumento de 52,94% no número de sinistros envolvendo atropelamentos em Cascavel quando se comparado igual período do ano passado.  Em contrapartida, a gravidade foi menor, com uma queda de 11,76% no número de feridos.

“Muitas ocorrências são de atropelamentos por falta de atenção tanto do pedestre quanto do condutor e, geralmente, além da falta de respeito na travessia pela sinalização, é o uso do celular, que tira a atenção também do pedestre. O ideal é que todos estejam atentos para os riscos e respeitem a sinalização”, reitera Luciane.

Multa gentil - Desde setembro de 2021, quando foi realizada a Semana Nacional do Trânsito, está em vigor em Cascavel a Multa Gentil. O condutor pode receber em casa uma multa ao contrário, o seja, um elogio por ter sido “flagrado” por um agente realizando um ato de gentileza e educação com outro usuário do trânsito. Este ano, foram emitidas nove “multas” dessa natureza pela Transitar em Cascavel. São notificações encaminhadas ao endereço do condutor, parabenizando pela boa conduta.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3cNjswL



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.