Paraná

Padovani convida Ministro do Desenvolvimento a visitar municípios atingidos pelas chuvas no Paraná

A solicitação foi feita durante uma reunião virtual entre Padovani e o ministro, na...

21 out 23 - 18h46 Redação SOT
Padovani convida Ministro do Desenvolvimento a visitar municípios atingidos pelas chuvas no Paraná

União da Vitória, PR  - Nesta sexta-feira (20/10), o deputado federal Nelsinho Padovani, na condição de presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE), enviou um ofício convidando o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MDR), Waldez Góes, para visitar os municípios paranaenses atingidos pelas fortes chuvas na região.

A solicitação foi feita durante uma reunião virtual entre Padovani e o ministro, na qual o deputado pediu que o ministro compareça ao estado do Paraná, com foco em União da Vitória, um município severamente afetado pela terceira maior enchente já registrada no estado.

Dentre os municípios impactados pelas chuvas, estão Paulo Frontin, Rebouças, São Mateus do Sul, Porto Amazonas, Peabiru, Rio Azul, Roncador, Ivaiporã, Jardim Alegre, Paulo Frontin, Pinhão, Pitanga, Santa Izabel do Oeste, Rio Negro, Cascavel, Mangueirinha, Paula Freitas, São Jorge D'Oeste, Bituruna, Morretes, São Miguel do Iguaçu, Guaratuba, Santo Antônio do Sudoeste, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Mariópolis, Pinhão, Alto Paraná, Barracão, União da Vitória e Xambrê.

De acordo com registros da Defesa Civil do Paraná, essa enchente é a terceira maior já registrada na história do estado. O deputado destaca o trabalho do prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, da prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, dos profissionais do Corpo de Bombeiros e dos voluntários, que têm se unido para entregar alimentos às pessoas em áreas isoladas.

Até o momento, 22 municípios declararam situação de emergência devido às chuvas. União da Vitória foi um dos mais afetados, com mais de 3 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. O Rio Iguaçu registrou um volume quatro vezes maior que o normal, chegando a 8,30 metros. Nas áreas próximas ao Rio Iguaçu, o acesso só é possível por barco, uma vez que a água já ultrapassou 2 metros em relação ao nível da rua.

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRE) é responsável por discutir e votar temas relacionados ao sistema nacional de defesa civil e à política de combate às calamidades. Como parte de suas atribuições, a CINDRE promoverá uma visita técnica ao estado do Paraná para avaliar os danos causados pelas chuvas, ouvir os prefeitos e a população local, e propor soluções e ações de prevenção.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.