
Na manhã desta quinta-feira (09), o presidente da Câmara Municipal, Alécio Espínola e os vereadores Josué de Souza (MDB), Soldado Jeferson (PV), Professor Santello (PTB), Sadi Kisiel (Podemos) e Carlos Xavier (Republicanos) receberam, em visita cordial, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Dr. Augusto Nardes. Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Renato Silva, o diretor da Amop, Vinicius Almeida, o procurador geral da Casa, Anderson Carvalho, a assessora parlamentar do deputado Batatinha, Joisi Espínola e a advogada Karla Sbardella.
Desde 2013, Nardes lidera um projeto de governança pública, que tem por objetivo reduzir a corrupção e evitar desvios de dinheiro público. “A governança das instituições públicas depende da articulação entre os entes federativos, sem uma boa conversa entre município, estado e União o país não funciona”, defendeu o ministro.
Nardes acrescentou que trouxe ferramentas e conceitos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e que trabalha para implantar esses conceitos aqui no Brasil. ele explicou ainda quais são as atribuições do Tribunal de Contas da União, que o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública.
A Câmara tem um vínculo com o TCU desde 2021, quando o legislativo cascavelense aderiu ao programa nacional de combate à corrupção intitulado como Rede de Controle. Na época esse programa era facultativo e o Legislativo optou pela adesão. O presidente Alécio Espínola destaca que “foi iniciado um trabalho com diversas regulamentações na Câmara e isso levou a Casa a participar em nível estadual do índice de transparência pública, com ótimos resultados”.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!