
O prefeito Leonaldo Paranhos realizou, na manhã desta sexta-feira (10), a assinatura da regulamentação da Lei Municipal 7.445/2022, que institui o Programa Sustentar em Cascavel. O ato foi classificado como histórico pelo prefeito, destacando os benefícios ambientais que a nova lei trará para a cidade.
A regulamentação do decreto permitirá a implementação de ferramentas que ainda não estavam em prática, como o pagamento pelo serviço de triagem realizado pelas cooperativas. Cascavel destaca-se nesse processo de apoio e incentivo às cooperativas, transformando práticas municipais em políticas públicas permanentes e eficientes.
“Com a regulamentação dessa lei nós poderemos fazer o pagamento da triagem, que é o recurso para as pessoas que trabalham nas cooperativas. As cooperativas fazem a triagem, vendem o produto, apresentam a nota para a Secretaria de Meio Ambiente e a gente paga por tonelada”, explica o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Programa Sustentar engloba diversas ferramentas, incluindo a rede de ecopontos, o sistema de apoio às cooperativas e associações, a coleta condominial e institucional, além da inovadora Moeda Planeta, que será uma ferramenta de educação ambiental, incentivando a população a separar e encaminhar materiais de forma adequada.
“Toda essa rede de busca, de fazer uma gestão dos resíduos, uma política pública estabelecida e consolidada no município de Cascavel, visa também atender aquilo que está previsto nos planos estadual e nacional de resíduos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.
Moeda Planeta - A Moeda Planeta também trará um sistema de cashback, incentivando os cidadãos a entregar materiais recicláveis em pontos específicos determinados pelo município. Esses materiais se transformarão em pontos que poderão ser trocados por objetos dentro de uma loja Planeta que será estruturada.
A regulamentação do decreto consolida a Lei do Programa Sustentar como política pública, demonstrando a firme intenção do município em colocar em prática todas as medidas delineadas no papel, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado ambiental.
A assinatura da regulamentação, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou com a presença do vice-prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola e dos vereadores Beth Leal, Soldado Jefferson, Professor Santello e Lauri Silva.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!