Cascavel

Novo Cmei terá capacidade para atender 250 crianças

Centro Municipal de Educação Infantil foi inaugurado na manhã desta quarta-feira no...

12 ago 20 - 15h46 Atualizado 12 ago 20 - 15h59 Luiz Felipe Max
Novo Cmei terá capacidade para atender 250 crianças

Com capacidade para atender 250 crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Terra Nova, que leva o nome da professora Sueli Maria Cozer Bloot, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (12). A unidade é um modelo novo dos Cmeis Proinfância, possui 1,5 mil metros quadrados e uma estrutura moderna, pensado no bem-estar, segurança e conforto dos alunos e dos servidores que irão trabalhar no local.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou que nos últimos três anos foram  realizadas pequenas, médias e grandes reformas, além de obras novas, em 75 escolas e Cmeis de cascavel e disse que um novo conceito foi consolidado na educação, com prédios modernos e de alta qualidade, acessíveis e pensado nos pequenos detalhes que fazem a diferença.

Ele lembrou que, muitas vezes, a responsabilidade de pequenos reparos nas escolas ficava a cargo dos professores que realizavam jantares, rifas e eventos para arrecadar recursos. Paranhos disse que isso é bom por ser uma forma de exercer a cidadania, mas afirmou que a obrigação das reformas é do poder público. "Não podemos transferir ao professor a responsabilidade de fazer reformas na escola. Cabe ao poder público dar o espaço adequado", observou.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, lembrou que toda a estrutura foi preparada com carinho pelas equipes para atender as crianças em tempo integral e parcial. "É uma obra pensada e terá toda a qualidade pedagógica que a rede pública municipal de ensino e  a educação infantil de Cascavel possuem", disse.

O secretário de Planejamento do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, que esteve presente na solenidade, disse que ficou encantado com a estrutura do espaço."É uma obra muito bem construída, produzida, com cuidados nos mínimos detalhes, uma escola colorida, com detalhes de acessibilidade, com solário para as crianças. Tenho certeza que os pais e mães aqui de Cascavel vão se sentir muito confiantes em ter as crianças neste ambiente", frisou.

Estrutura

O novo Cmei, que teve investimentos de R$ 2,35 milhões, possui forro mineral nas salas de aula e outras dependências. Esse material é anti-inflamável e facilita a manutenção do prédio. As telhas de zinco contam com preenchimento em poliisocianurato (PIR), tecnologia usada contra incêndios, por meio de um isolamento térmico rígido.

Outro item que chama a atenção é o cabeamento da rede elétrica, telefônica e de internet. Os cabos são passados por eletrodutos antichamas reforçados  e as 10 salas de aula  são bastante arejadas, com portas amplas e bem iluminadas.

Homenagem

A professora Sueli Maria Cozer Bloot, antes de iniciar os trabalhos na educação, atuou na lavoura, como doméstica, babá e vendedora de roupas. Era considerada uma professora à moda antiga, que visitava os alunos em casa e tinha relacionamento com os pais. Ligada à Igreja Católica, desenvolvia trabalhos sociais e recebia a todos com um sorriso estampado no rosto. Ela morreu no dia 26 de julho de 2015, vítima de uma parada cardíaca.

"Para nós é muito importante dar o nome de uma educadora que fez muito pela educação de Cascavel. Ela brilhou muito na rede municipal de ensino sempre defendendo a educação e terá seu nome eternizado aqui nesse Centro Municipal de Educação Infantil", disse Marcia Baldini.

Evandro Roberto Bloot, filho da professora homenageada e que seguiu os passos da mãe no magistério, diz que Sueli foi para ele, e aos alunos dela, uma heroína. "É uma homenagem extremamente merecida, minha mãe tem muitas histórias para esse município e é uma homenagem que significa muito para a gente. Eu fico bastante emocionado e eu estou tão impressionado com a beleza deste local", descreveu.

Durante a solenidade, o prefeito Leonaldo Paranhos assinou a autorizaçaõ para as licitações  das obras de revitalização da Escola Municipal Edison Pietrobelli - Caic II e do Cmei Espaço e Vida.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.