Cascavel

Secretaria de Saúde detalha monitoramento da Covid-19 em lares para idosos e penitenciárias

Relatório demonstra transparência na atenção aos idosos e ao sistema carcerário...

23 ago 20 - 16h55 Skalet Fernanda
Secretaria de Saúde detalha monitoramento da Covid-19 em lares para idosos e penitenciárias

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo relatório do monitoramento da Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos, República de Idosos e Penitenciárias de Cascavel. Colaboradores dos lares para idosos e do sistema penitenciário devem obrigatoriamente, por meio de normativas do Ministério da Saúde, Estado e do Município, informar sobre o controle do novo coronavírus dentro desses ambientes.

Os dados são recebidos pela Vigilância Epidemiológica para posterior análise das autoridades local de Saúde. De acordo com o relatório, Cascavel possui cinco instituições para permanência de idosos: (Abrigo São Vicente de Paulo; Casa de Repouso Bethânia; Casa Bálsamo de Gileade; Espaço Integral Master e República de Idosos).

Ao todo, nas referidas instituições 1370 pessoas, entre funcionários e pacientes, foram testados. O relatório apontou apenas 3,7% deles com exame positivo para a Covid-19, ou seja, 51 pessoas.

Já o sistema penitenciário, no município, é composto por três instituições: (PEC-Penitenciário Estadual de Cascavel; PIC-Penitenciária Industrial e Cadeia Pública). No sistema carcerário, 289 pessoas (83 detentos e 206 agentes penitenciários) testaram negativo para doença. 

Outras 81 pessoas (59 detentos e 22 agente penitenciários) confirmaram o teste para novo coronavírus.

O Departamento de Vigilância em Saúde – DVS por meio da Divisão de Vigilância Sanitária - VISA e Vigilância Epidemiológica - VIEP, e o Departamento de Atenção em Saúde – DAS, por meio da Divisão de Atenção Primária - DAP e Divisão de Atenção Especializada - DAE não mediram esforços no trabalho, e continuam envidando esforços para minimizar os impactos da COVID-19 no sistema penitenciário. 

Ressalta-se a importância do cumprimento das medidas preventivas e de monitoramento por parte do sistema penitenciário de forma conjunta e alinhada a Secretaria Municipal de Saúde.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.