Cascavel

Cascavel: Brinquedoteca modelo é realização de sonho na Pedagogia

Com a obra de revitalização e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Jú...

24 ago 20 - 23h14 Redação SOT
Cascavel: Brinquedoteca modelo é realização de sonho na Pedagogia

Com a obra de revitalização e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Júlio Inácio Unser, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Secretaria Municipal de Educação, se uniram e assumiram o projeto de implantação, organização e manutenção do projeto da brinquedoteca, que além de servir de campo de estágio para acadêmicos do curso de Pedagogia da Unioeste e capacitação para professores da rede municipal de ensino, atenderá especialmente as crianças do CMEI. 

O espaço que abriga o Centro de Educação Infantil pertence a Unioeste e foi cedido ao município, que realizou a moderna obra de ampliação. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, reconhece a parceria com a Unioeste como primordial para os avanços na educação do município. “Precisamos na prática fazer as coisas pela educação. A Unioeste é uma instituição de ensino espetacular e ela abre um espaço para que a gente trate aqui da educação infantil.” Além disso, o prefeito destaca que a proximidade com a universidade e a parceria da brinquedoteca promove um espaço de exemplo para as futuras gerações. "Essas crianças já saem daqui com a referência da Unioeste, tendo a Universidade como uma parceira. Isso é muito importante e atrai os olhares para uma instituição tão necessária”, enfatiza Paranhos. 

Em 2018, a Unioeste ofereceu um curso sobre Noções Básicas de Brinquedoteca para professores da rede municipal de Cascavel e acompanhou a implantação desse ambiente lúdico em diversos CMEIs. O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, destaca a parceria entre as instituição, de poderes diferentes, pela educação. “A Unioeste é de todos nós, e está aberta para todas as parcerias que fizerem o bem para a população do Oeste e Sudoeste do Paraná. Se essa equipe, com a estrutura pequena fazia um grande trabalho, imagina agora com essa nova e adequada estrutura”, destaca.

Segundo a professora do curso de Pedagogia do campus de Cascavel, Eliana Maria Magnani, coordenadora do projeto, promovido pela Unioeste, explora a ideia de que a brinquedoteca é um ambiente constituído de diversos brinquedos/jogos, onde as crianças com a mediação de um professor, têm a possibilidade de escolher de que e como desejam brincar. “Esse ambiente e procedimento educa para a autonomia, pois proporciona às crianças diversidade de materiais lúdicos, interação entre crianças/adultos e oferece a possibilidade de vivenciarem as consequências das próprias escolhas”.

O diretor do campus de Cascavel da Unioeste, Aníbal Diniz, ressalta que o espaço no CMEI é de suma importância, sendo um laboratório modelo.”O CMEI possui um amplo espaço para gerar o convívio entre nossos alunos e os profissionais do município. É moderno para desenvolvimento de projetos, para pesquisa, treinamento e estágio dos futuros profissionais pedagogos”, finaliza.

A implementação da brinquedoteca está sendo executada em diferentes etapas. Primeiramente, no primeiro semestre, houve a construção do espaço e aquisição dos equipamentos. Na segunda etapa, foi realizada a aquisição dos brinquedos e jogos. Na terceira, a catalogação e organização deles. Na quarta, a formação de professores sobre a importância de brincar na brinquedoteca. Por fim, o atendimento e funcionamento, com previsão para 2021, devido a pandemia do novo coronavírus, sendo que ainda não há previsão para retorno das atividades em 2020.

A secretária de Educação de Cascavel, Márcia Baldini, destaca a alegria por esse momento e a importância dessa parceria. “É um espaço maravilhoso e uma conquista muito importante. Essa brinquedoteca, além de atender as crianças, vai capacitar não só os alunos de Pedagogia, mas os professores do município da educação infantil”, conclui Márcia.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.