Cascavel

Começa nesta quinta-feira (27), a Pesquisa Epicovid-19 em Cascavel

Município foi contemplado com a 4ª fase do estudo, na qual pesquisadores da Univesi...

26 ago 20 - 10h32 Redação SOT
Começa nesta quinta-feira (27), a Pesquisa Epicovid-19 em Cascavel

Entre os dias 27 a 30 de agosto, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (RS) estarão em Cascavel para a realização dos trabalhos de testagem e coleta de informações dos moradores, de forma aleatória. O município foi contemplado pela 4ª fase da pesquisa Epicovid-19 BR - “Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Coronavírus no Brasil”.

O trabalho de campo seguirá sob responsabilidade do IBOPE Inteligência. A continuidade das ações da pesquisa é fruto de um novo financiamento do programa Todos Pela Saúde.

Além de Cascavel, outros 132 municípios receberão a visita dos pesquisadores, os quais realizarão testes para o novo coronavírus. No município, nas três fases anteriores do estudo, as equipes realizaram 748 testes em cascavelenses. 

Na primeira, apenas um apresentou resultado positivo. Na segunda fase, nenhum resultado positivo foi confirmado. Já na última fase, 10 apresentaram resultados positivos à Covid-19.

A primeira fase da pesquisa, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, foi possível completar 250 entrevistas. Na segunda fase, entre 04 e 07 de junho, 248 entrevistas. Na terceira fase, de 21 a 24 de junho, foram realizados 250 entrevistas e testes.

Ao final da quarta fase, 33.250 mil brasileiros terão sido entrevistados e testados.

Como irá funcionar a pesquisa

Um profissional de enfermagem contratado pelo IBOPE Inteligência e residente no município dará o suporte técnico aos entrevistadores em campo e fará o contato prévio com as autoridades locais, a fim de alinhar a logística e o repasse das informações dos casos positivos diretamente ao contato disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Todos os entrevistadores serão treinados quanto à metodologia do estudo, aplicação do teste rápido e utilização adequada e obrigatória dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Todos os entrevistadores serão testados para Covid-19 e apenas aqueles com resultado NEGATIVO irão a campo.

O descarte do material infectante será realizado nas Unidades de pronto Atendimento conforme as melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Profissionais das áreas de saúde (Unidades de Saúde, Vigilância Epidemiológica, etc.) e de segurança (Polícias Militar e Municipal, Delegacias e Comandos Gerais), darão apoio à nova pesquisa de campo.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.