Cascavel

Com estrutura de excelência, Castramóvel leva cirurgia gratuita a animais de Rio do Salto

Ao todo, 30 cães e 10 gatos passarão pelo procedimento ...

28 ago 20 - 16h16 Redação SOT
Com estrutura de excelência, Castramóvel leva cirurgia gratuita a animais de Rio do Salto

Pela primeira vez o ônibus do Castramóvel saiu da zona urbana e foi para o interior de Cascavel. Nesta sexta-feira, a unidade móvel está no distrito de Rio do Salto para fazer a cirurgia de castração em 40 animais, sendo 30 cães e 10 gatos. 

Conforme o gerente de vida silvestre e bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Rodrigo Ribeiro, a decisão de levar o Castramóvel para o interior se deu por conta do grande número de animais que são abandonados nessas áreas e acabam sendo resgatados pelos moradores. Segundo ele, apesar do Município ter clínicas credenciadas que prestam gratuitamente a castração, a locomoção até o centro de Cascavel é um fator que dificulta, por isso a descentralização dos serviços com o Castramóvel é uma alternativa positiva. “Para essa parte da população, fica muito difícil ter que levar o animal até as clínicas, deixá-lo lá durante o dia e depois retornar para buscar, então, para facilitar, nós trazemos o Castramóvel nessas localidades, pois é mais uma ferramenta para o controle populacional. Sem esse tipo de trabalho esses animais seriam impossibilitados de serem castrados”, explica ele que acrescenta que devido à demanda Rio do Salto deverá receber mais uma etapa do serviço. 

Dona do gatinho Polaco que passou pelo procedimento dentro do centro cirúrgico móvel, a moradora de Rio do Salto Adriane de Oliveira aprovou o serviço. “É muito bom, porque a gente não tem condições de ficar indo até [a zona urbana] Cascavel. É uma boa ideia. A cirurgia foi tranquila. O Polaco é como um membro da família para gente, ele é o queridinho da casa. O serviço está aprovado”, detalha. 

Desde que iniciou os atendimentos em fevereiro deste ano, o Castramóvel já realizou mais de 200 cirurgias de castração de cães e gatos em Cascavel. Até o fim do ano, estima-se chegar a 10 mil procedimentos, incluído os realizados pelas clínicas credenciadas ao Município. Todas as cirurgias são gratuitas e destinadas a animais de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. 

Os animais são atendidos com excelência, em uma estrutura equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros. Toda essa estrutura foi essencial para realizar o atendimento ao cãozinho Bob, adotado pela moradora de Rio do Salto Luciana de Melo Camargo. “Foi muito bom. Eu gostei muito da iniciativa”. 

Na ocasião, a população também recebeu orientações sobre bem-estar animal e guarda responsável. 

DIA DA ÁRVORE 

Na mesma oportunidade e já antecipando as comemorações de Dia da Árvore, celebrado na data de 21 de Setembro, a Secretaria de Meio Ambiente realizou a distribuição de 2 mil mudas de plantas frutíferas e nativas para os moradores de Rio do Salto.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.