Cascavel

Semana da Pátria é aberta oficialmente em Cascavel

A largada dessas atividades ocorreu nesta terça-feira (1º), com a abertura oficial...

02 set 20 - 22h42 Redação SOT
Semana da Pátria é aberta oficialmente em Cascavel

As comemorações em relação aos 198 anos da Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de Setembro, serão diferentes este ano em Cascavel por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19). Apesar do desfile cívico-militar ter sido cancelado para evitar aglomerações, ações pontuais serão realizadas no Município para garantir que a chama do patriotismo não se apague. 

A largada dessas atividades ocorreu nesta terça-feira (1º), com a abertura oficial da Semana da Pátria, que contou com uma cerimônia bem no Centro do cidade, no Calçadão da Avenida Brasil, seguindo as regras de distanciamento e o uso obrigatório de máscara. Na ocasião, o Hino Nacional foi executado, bem como o Hino da Independência. Houve ainda apresentação de capoeira. 

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, esse momento é importante para a valorização da Pátria. “Não podemos deixar de enaltecer e comemorar mais um ano de Independência do Brasil, mais um ano de história. O município de Cascavel se organizou com a abertura hoje da Semana da Pátria e, consecutivamente, durante a semana nós teremos várias atividades educacionais envolvendo as escolas municipais, estaduais e privadas de Cascavel, com trabalho com as crianças e respectivamente com seus familiares”, conta. 

Segundo a secretária, as instituições de ensino vão trabalhar com seus alunos temas como a Independência do Brasil, o Hino da Independência e os Símbolos Nacionais. Na Rede Municipal de Ensino, haverá ainda o 1º Concurso de Desenho Brasil: Nossa gente, nossa história, com alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. 

Outra ação prevista está marcada para o dia 7 de Setembro, às 10h, pois toda a população está convidada a, cada um em sua casa, cantar o Hino Nacional Brasileiro e em seguida postar em suas redes sociais, como uma manifestação de civismo, com as hashtags #cascavelpr e #semanadapatria.  À tarde, às 17h, A Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel promoverá a Caminhada da Independência, com saída do Ecopark da Região Oeste até o Centro Nacional de Treinamento e Atletismo.

O secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, foi quem deu o start oficial à Semana da Pátria e teve a honra de hastear a bandeira do Brasil na cerimônia. Ele lembra que as celebrações do dia da Independência estão espalhadas por toda a cidade, uma vez que os prédios e praças do município estão “vestidos” de verde e amarelo, reforçando para a população essa data tão importante para história de todos os brasileiros. “O poder publico municipal se preocupou em trazer essa comemoração para a nossa cidade, para os nossos munícipes e fez então uma decoração. Fica agora o convite para os comerciantes e para toda a população fazer a sua decoração para que todos vivenciem e lembrem-se dessa data comemorativa. Talvez nesses 198 anos esse seja o maior momento de reflexão, a maior diferença de todas as outras vezes em relação ao jeito de se comemorar e aqui em Cascavel não é diferente, mas não será menos importante, nem menos brilhante a comemoração da nossa pátria”, conclui Zorek.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.