Cascavel

Dificuldades no campo e calor geram surto de abelhas em Cascavel

Cascavelenses podem acionar a Defesa Civil pelo 199 para retirada dos insetos...

04 set 20 - 22h15 Redação SOT
Dificuldades no campo e calor geram surto de abelhas em Cascavel

As abelhas são essenciais para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, pois essas pequeninas são indispensáveis para a polinização e, consequentemente, a reprodução de novas plantas. Porém, elas podem gerar alguns riscos à população, inclusive, para alguns a picada do inseto pode ser fatal. 

De acordo com a Defesa Civil do Município, Cascavel está passando atualmente por um surto de abelhas. Segundo os dados da instituição, nos últimos 12 meses foram registradas 268 ocorrências envolvendo abelhas, vespas e marimbondos. No entanto, só nos últimos 10 dias tiveram 35 ocorrências, um aumento de 300% em relação a dias habituais. 

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro, a explicação para esse surto estaria no campo e no aumento das temperaturas. “No campo, que seria o habitat natural das abelhas, elas estão tendo dificuldades de encontrarem lavouras, troncos e arvores disponíveis para se abrigarem e se sentirem seguras. Um conjunto de fatores como as alterações no cenário do campo e altas temperaturas irritam esses insetos. Assim as abelhas estão procurando locais com mais espaços disponíveis para se estabelecerem, como o perímetro urbano”, observa. 

Na área urbana, os espaços preferidos das abelhas são os locais que formem o ângulo de 90 graus como paredes duplas, beiral das casas e garagens. Ao identificar abelhas em sua residência a orientação é ligar para a Defesa Civil de Cascavel no número 199, que a equipe vai até o local e fará a retirada do enxame com toda segurança. “Não jogue água, não jogue venenos e não tente matá-las; mantenha distância do local. O perigo é que elas possam se sentirem ameaçadas e atacarem por conta disso”, recomenda Ribeiro. 

Se você for picado por uma abelha, a orientação é procurar por atendimento médico, especialmente pessoas alérgicas.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.