Cascavel

Bariátrica: docentes da Unioeste buscam financiamento junto ao CNPq para projeto modelo

A proposta pretende analisar pacientes da macrorregião oeste do estado, abrangendo...

08 out 20 - 21h24 Redação SOT
Bariátrica: docentes da Unioeste buscam financiamento junto ao CNPq para projeto modelo

Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inscreveram um projeto sobre obesidade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Intitulado como “Implantação da linha de cuidado do sobrepeso e da obesidade: uma proposta para o estado do Paraná”, ele tem como objetivo facilitar o tratamento e atendimento do paciente com sobrepeso e obesidade, e como consequência melhorar a qualidade e expectativa de vida da população. 

A proposta pretende analisar pacientes da macrorregião oeste do estado, abrangendo 94 municípios, e deve envolver o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), 10ª Regional de Saúde, universidades privadas e o Núcleo Regional de Educação. Além disso, vai contemplar o Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná e o Grupo de Atendimento ao Obeso (GAO), que já realizam diversas atividades na região. “Essa é a base dos nossos dados, e através disso também percebemos que precisamos sair dos nossos muros, para agregar mais pessoas e assim, alcançar um projeto com uma proporção ainda maior’”, afirma o coordenador do projeto, doutor em Clínica Cirúrgica Allan Cezar Faria Araujo.

O projeto conta com várias etapas, e uma delas é oportunizar que os gestores e profissionais de saúde tenham uma capacitação qualificada para prestar o atendimento aos pacientes com sobrepeso e obesidade. “O projeto é importante no sentido de reunir os dados de obesidade para estabelecer fluxos, funções e tarefas a fim de garantir que o paciente receba a atenção mais apropriada à condição, além de assegurar que todos os profissionais que atendem o paciente obeso tenham acesso as informações atualizadas e unificadas, através de prontuário único”, explica Allan. 

Para a implantação, o projeto também contemplará etapas de coletas de dados, por meio de sistema eletrônico, domiciliar, e também questionários, sobre os pacientes, a fim de avaliar a prevalência da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, assim como os fatores e comportamentos de risco. Além disso, será coletado informações sobre a capacidade da Atenção Primária de Saúde.  

O Paraná é líder no número de cirurgias bariátricas realizadas no país pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2019, foram 7.416 cirurgias para pacientes diagnosticados com obesidade. “O Paraná é o estado que possui o maior volume de cirurgias bariátricas. Isso não significa necessariamente que o estado possui a melhor rede de assistência de atenção à obesidade. Por isso, a nossa preocupação com o tema, e por fim a elaboração desse projeto”, comenta Allan.

Na última semana, o projeto foi apresentado ao reitor da Unioeste, Alexandre Webber, ao diretor geral do Huop, e o chefe da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci. A divulgação da decisão definitiva do CNPq, para financiamento do projeto, será feita no dia 30 de novembro. 

V Encontro de Atenção à Obesidade

Faz parte do projeto também o V Encontro de Atenção à Obesidade, realizada no dia 22 de outubro. O evento tem como tema “Educação e Obesidade”, e conta com a parceria da rede de ensino fundamental, através do Núcleo Regional de Educação. “Essa possibilidade nos dá uma capilaridade muito melhor de trabalharmos a educação e a obesidade, assim teremos, também, um diagnóstico de obesidade infantil dentro da rede de ensino”, diz Allan.

O encontro será online e abordará temas relacionados a transtornos alimentares, obesidade infantil, educação na questão da obesidade em todas as faixas etárias, tratamento, entre outros.

O evento será transmitido pelo Youtube: (https://youtu.be/Er5yPMXm_N0), e as inscrições podem ser realizadas pelo endereço: https://www.even3.com.br/vencontroatencaoob/.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.