Paraná

Juíza suspende pesquisa em Lindoeste e ameaça aplicar multa de R$ 106 mil

A justiça atendeu pedido da coligação “Honestidade e Humildade, com Trabalho e Expe...

08 out 20 - 21h57 Atualizado 08 out 20 - 21h57 Redação SOT

Lindoeste – A juíza, Anatália Isabel Lima Santos Guedes, da 68ª Zona Eleitoral, da comarca de Cascavel, atendeu pedido do Ministério Público Eleitoral e determinou a Joch Corretora de Seguros e Consultoria, que suspenda imediatamente uma pesquisa que estava sendo feita em Lindoeste. A empresa foi advertida que em caso de desobediência, ou da divulgação do resultado, fica sujeita a multa cujos valores podem chegar a R$ 106 mil.

O pedido de impugnação foi apresentado pela coligação “Honestidade e Humildade, com Trabalho e Experiência”. A coligação  se sentiu ofendida com a pesquisa alegando que houve manipulação das informações e que o resultado não era verdadeiro, em função da metodologia que foi utilizada. A empresa disse apenas que tinha sido contratada para fazer o estudo, mas não citou o contratante.

Ao analisar o caso a juíza constatou que a coligação estava certa ao denunciar. Citou discrepância entre as exigências da lei eleitoral e o conteúdo que estava sendo feito no trabalho de campo. Apontou que o plano amostral e o formulário excluíram analfabetos e aqueles eleitores de pouca instrução, que apenas leem e escrevem.

A juíza disse também, que há divergência no questionário sobre nível econômico dos entrevistados e enfatizou que o questionário que estava sendo utilizado junto aos eleitores não é o mesmo que foi apresentado no momento de solicitar o registro da pesquisa. A promotora Eleitoral, Silvia Tessari Freire, escreveu: “Inegável é que a pesquisa eleitoral impugnada encontra-se eivada de vícios que a maculam de tal modo que sequer podem ser retificados”.

No despacho a juíza explica que a empresa Joch apresentou defesa, e reconheceu problema alegando que ocorreu falha na impressão do questionário. A empresa tentou justificar que o local de moradia dos entrevistados ia ser preenchido no decorrer na coleta de dados. Disse que as demais divergências ocorreram por causa da impressão incorreta.

Sem sucesso, o Jornal ABC tentou contato com a direção da empresa. Nossa equipe apurou que a Joch tem sede na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba e foi fundada em Junho.

Via: Redação/Carlos Zafari/Jornal ABC - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.