Paraná

Com apoio do Sebrae, agricultores familiares profissionalizam marcas e rótulos para ganhar mercado

Iniciativa contemplou 21 produtores e ofereceu capacitação e soluções em design de...

04 dez 20 - 20h16 Redação SOT
Com apoio do Sebrae, agricultores familiares profissionalizam marcas e rótulos para ganhar mercado

Há pelo menos quatro anos, a família de Luiz Schimidt, da Agrovila, de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, sonhava em vender os produtos da propriedade rural deles nos mercados locais. Já nas primeiras tentativas eles perceberam: para dar mais esse passo, sonhar não era suficiente. 

“Toda a família tinha esse desejo. Criamos a ‘Ovos Caipira Buscapé’ e acreditávamos que era só começar a vender, mas aí percebemos que tínhamos que procurar licenças, regularizar documentações e participar de um processo de vistorias e análises para, aí sim, oferecer o produto”, conta Luiz. Em 2020, com grande parte deste processo superado, outro desafio surgiu no caminho: como mostrar aos possíveis clientes que os produtos deles eram diferenciados e mereciam confiança? 

“Eu já estava desesperado, sem saber como fazer isso. Baixei alguns programas, fiz pesquisas, arrisquei alguma coisa, mas não era bonito o suficiente para chegarmos no mercado com presença”, relata o produtor. 

Com o apoio do Sebrae/PR, da Secretaria de Agricultura e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia de Foz do Iguaçu (Capa), a família de Luiz Schmidt e mais 20 produtores rurais foram atendidas para ganhar mercado.  O foco a ação ficou divididos em duas áreas principais: boas práticas na preparação de alimentos e design de embalagens e rótulos. Para implantar as melhorias, foi o utilizado o Programa Sebraetec. 

“Ao terem seus produtos padronizados, os empreendedores têm maior alcance na comercialização, podendo entrar em supermercados, fornecedores de restaurantes, rede hoteleira e consumidor final”, explica a consultora do Sebrae/PR, Amanda Fagundes. 

As marcas de  produtores rurais e empreendedores impactadas com a ação foram Horta Moreira, Cervejaria Kiun, Chácara Lopes, Chácara das Palmeiras, Mt Agricultive, Chácara Pietro, Chácara João Canabrava, Chácara Sorriso Ecológico, Polpa de frutas Guabiju, Pomod’oro, Ovos Caipira Buscapé, Delícias da Vovó Mailde Padaria, Sabores da Roça, Sítio Viva a Natureza, Mandioca Wadscheer, Alquimia Pescados, Peixaria Silva, Gabriela Cichorski, Maria das Graças Cruz, Carlos Enuir de Mello e Alfredo Baungardt.

“O Programa foi essencial. Estávamos perdidos em relação ao próximo passo, que era o de design, e com o apoio dos profissionais envolvidos, conseguimos um resultado que superou as expectativas. O que eu não estava conseguindo fazer há mais de dois meses, eles fizeram em apenas 15 dias, traduzindo a história da nossa família e da nossa empresa em uma marca que, com certeza, vai fazer a diferença”, complementa Luiz. 

Sebraetec - O Sebraetec é uma solução que oferece serviços tecnológicos para os pequenos negócios, conectando os empreendedores com uma rede de prestadores de serviços tecnológicos. O principal objetivo é oportunizar a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações nas empresas. O Sebrae entra com a consultoria e subsidia até 70% do investimento. 

Para saber sobre a programação e disponibilidade do Sebraetec para os mais diferentes setores, basta entrar em contato com o Escritório do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu pelo telefone (45) 3521-5300.

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3cNjswL



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.