Paraná

Encontro de diretores debate ensino na rede estadual

A abertura do encontro nesta terça-feira teve a presença do vice-governador Darci P...

19 jan 21 - 17h27 Redação SOT
Encontro de diretores debate ensino na rede estadual

O 4° Encontro de Diretores - ‘Foco na Aprendizagem’ teve início na manhã desta terça-feira (19), promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e que tem como objetivo orientar os diretores sobre as ferramentas oferecidas pela Secretaria, que auxiliam na rotina de gestão das escolas.

A abertura do encontro foi marcada pela presença do vice-governador Darci Piana, do chefe da Casa Civil, Guto Silva; e do deputado Hussein Bakri. Este é um dos maiores eventos do tipo organizados 100% para o ambiente virtual.

O secretário Renato Feder abriu as atividades apresentando um panorama da evolução do ensino no Paraná, com base nos resultados do Ideb 2019. A apresentação focou no bom desempenho de gestores e educadores da rede estadual em 2019 e 2020, destacando os caminhos que o Paraná trilhou para alcançar bons números.

O vice-governador Darci Piana elogiou as marcas alcançadas pela Rede Estadual do Paraná no Ideb, como o crescimento acima da média nacional no Ensino Fundamental, e o maior crescimento do ranking no Ensino Médio. “É um compromisso do nosso governo alcançar a primeira posição do ranking nacional até o fim do mandato, e o trabalho que está sendo feito é muito sério e muito responsável, que está colhendo frutos”, disse.

Além de uma análise dos desafios enfrentados no ano da pandemia, a apresentação também tratou do propósito do evento como um todo. “Nossos professores e diretores são pilotos que levam os estudantes em uma viagem, partindo do desconhecimento com destino ao saber”, comentou Renato Feder. “A Secretaria quer instrumentalizar as escolas para levar os alunos mais longe”.

NOVIDADES - Para 2021 os colégios terão uma série de ferramentas e dispositivos para auxiliar no dia a dia. Algumas foram lançadas no final do ano letivo de 2019, como o Escola Total - uma ferramenta de gestão com um diagnóstico completo de frequência e avaliação dos estudantes da rede. “É como um verdadeiro hemograma de cada escola”, destacou Feder.

No final do ano também foi lançado o Redação Paraná, um sistema de correção de redações por meio de inteligência artificial. O aplicativo se baseou em mais de 2.500 regras de linguagem, e por meio disso faz análise dos textos e aponta, em tempo real, erros de gramática, ortografia, pontuação, entre outros.

Por fim, outro grande destaque é o sistema de chamada em sala de aula por reconhecimento facial. A iniciativa vai otimizar processos simples do dia a dia do professor, permitindo mais tempo para trabalhar o conteúdo pedagógico. E os estudantes da Rede Estadual também vão ter oferta de cursos de programação, além de aulas de Educação Financeira. “Como economista, acho de extrema importância que os jovens tenham preparo e instrução para planejamento financeiro”, afirmou o vice-governador.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.