Cascavel

Comunicação no mandato é tema de curso para vereadores e assessores

A Câmara de Cascavel tem investido no aperfeiçoamento constante de sua comunicação,...

27 jan 21 - 00h17 Redação SOT
Comunicação no mandato é tema de curso para vereadores e assessores

Todos os órgãos públicos têm a obrigação de fornecer à população informação transparente e confiável sobre suas atividades. A comunicação pública é parte do exercício da cidadania e ajuda a comunidade a fiscalizar como seu dinheiro está sendo investido e como seus representantes tem trabalhado. O Poder Legislativo é um dos três poderes que, junto com o Executivo e o Judiciário, garantem a democracia e dão voz aos anseios da comunidade, por isso, tem a obrigação de dar publicidade das suas decisões e ações.

A Câmara de Cascavel tem investido no aperfeiçoamento constante de sua comunicação, acompanhando o trabalho dos 21 vereadores, a tramitação dos projetos, gerando em tempo real notícias sobre as votações, fiscalizações, processos e CPIs. Por isso, nesta quarta-feira (26) a equipe de Comunicação da Câmara promoveu uma formação com vereadores e suas assessorias sobre ‘Comunicação no Mandato’. O objetivo do curso foi o de tornar o diálogo ainda mais aberto para que a população acompanhe o trabalho de seus parlamentares.

Ministrado pelos jornalistas Jeferson Popiu e Regina Krauss, o curso se estendeu pela tarde e discutiu o atendimento eficiente da imprensa, as responsabilidades de vereadores e gabinetes com a prestação de contas de seus mandatos, o gerenciamento das redes sociais e os critérios que devem nortear a publicidade dos atos da instituição.

“A partir do momento que se elegem, os vereadores passam a ser servidores públicos e também figuras públicas, por isso precisam ter muita responsabilidade em todas as suas falas e oferecer informações e dados confiáveis à imprensa”, afirma a servidora Regina Krauss. Além das 21 cadeiras dos vereadores, a Câmara possui 12 comissões permanentes e muitos instrumentos para propor projetos, fiscalizar obras e contratos e atender à população. O Legislativo possui ainda vários setores internos importantes, como a Procuradoria Jurídica, a Diretoria Legislativa e a Controladoria que garantem a legalidade das ações e acompanham as despesas e investimentos da Casa.

Para o gerente de Comunicação, Jeferson Popiu, “o desafio é estar mais próximo da comunidade, especialmente nas redes sociais. A Câmara tem uma importância enorme para a sociedade, mas precisamos garantir que esta atuação seja vista por todos”. Popiu lembra ainda que além do site oficial e das redes sociais, cada pessoa pode e deve acompanhar o trabalho do vereador ou vereadora que elegeu nos seus perfis nas redes como Facebook e Instagram.

A semana segue com formação para os vereadores e suas equipes. Na próxima quarta-feira (27), o curso será sobre o SAPL (Sistema de apoio legislativo), programa onde se registram todos os projetos, requerimentos e indicações protocolados e cada etapa de tramitação. A população pode acessar todas estas informações pelo link: https://sapl.cascavel.pr.leg.br/ 

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.