Cascavel

Perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19 em Cascavel

Vacinação teve início no dia 20 de janeiro e 4.593 pessoas receberam a dose do imun...

26 jan 21 - 15h58 Atualizado 27 jan 21 - 00h37 Redação SOT
Perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19 em Cascavel

Há exatamente uma semana Cascavel recebia as primeiras 6.371 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butatan. Surgia, assim, uma luz de esperança no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde então, foram vacinadas 4.593 pessoas - até o fim da tarde de ontem (25). No último domingo (24) Cascavel recebeu outras 4.710 doses da vacina desenvolvida pela Oxford, em parceria com o laboratório Astrazeneca.

A vacina é para grupos prioritários e Cascavel desenvolveu um Plano Municipal de Vacinação em consonância com os planos estadual e federal. Confira aqui algumas perguntas e respostas sobre a vacinação:

Quem são as pessoas que já foram imunizadas?

Foram imunizadas pessoas que vivem em Instituições de Longa permanência, como idosos acima de 60 anos e seus profissionais de saúde. Pessoas com deficiência, acima de 18 anos, que estão em residências terapêuticas ou inclusivas, além de acamados acima de 80 anos e profissionais da saúde.


Onde esta sendo feita a imunização?

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está realizando a imunização extramuro dentro dos hospitais, Instituições de Longa Permanência e domicílios, além da Central de Vacina, estruturada no Centro de Eventos. Conforme as vacinas chegam, a Sesau pode aumentar a capilaridade da imunização e distribuir as doses nas salas de vacina do Município


Horário de vacinação no Centro de Imunização

No centro de Imunização, a vacinação acontece de segunda a sexta feira das 8h às 17h.


Como será a vacinação da população?

A vacinação será gradativa. A Sesau tem recebido as vacinas por remessas e está seguindo o Plano Nacional de Vacinação. Toda a população será contemplada, à medida em quem as doses forem chegando. A partir daí o Município irá informar a população sobre a forma e pontos de vacinação, dentro dos critérios dos planos nacional e  estadual de vacinação.


Qual a estrutura do Centro Municipal de Vacinação?

A Sesau tem uma equipe de triagem na entrada do Centro de Eventos que trabalha com listas de nomes dos profissionais de cada instituição. Há sala de frio para armazenamento das vacinas, separação de equipamentos, EPIS, distribuição dos insumos para aplicação da vacina, área administrativa e nove boxes de vacinação, com dois vacinadores cada. Cerca de 60 pessoas dia trabalham na unidade.


Profissionais da saúde de outros municípios podem ser vacinados  em Cascavel?

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel trabalha com lista de profissionais das instituições e este grupo é informado à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Cada município apresentou o levantamento para Sesa. É necessário que cada profissional de saúde participe da vacinação no seu município porque estes dados já foram previamente levantados e os municípios receberam as doses de vacinação, com base nessas informações.


Todos os grupos serão contemplados?

Todos devem ficar tranquilos. O plano de imunização contemplará todos os grupos de risco. Não haverá desabastecimento de doses. A vacinação se dará de forma organizada, criteriosa e contemplará todos os grupos necessários.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.