Cascavel

Novo modelo de gestão de trânsito já reflete em redução de 37% nas multas em Cascavel

Foco está na intensificação das campanhas educativas para reduzir acidentes e na in...

20 fev 21 - 16h05 Redação SOT
Novo modelo de gestão de trânsito já reflete em redução de 37% nas multas em Cascavel

Garantir que o cidadão tenha mobilidade, segurança e fluidez também no trânsito é uma das missões da nova Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania em Cascavel. Com planejamento, educação e, principalmente, participação social, esta realidade começa a mudar. É o que revelam as estatísticas da Transitar, as quais apontam redução no número de infrações no perímetro urbano.

De acordo com levantamento da Divisão de Gestão de Trânsito referente aos meses de dezembro e de janeiro dos dois últimos anos, há redução gradativa e significativa nas infrações constatadas e registradas pela fiscalização eletrônica (equipamentos metrológicos e não metrológicos; radares), por agentes da autoridade de trânsito municipais e por policiais militares designados.

No comparativo entre os meses de dezembro de 2019 e de 2020 a queda é de 22,16% nos autos lavrados, passando de 7.269 para 5.658. A redução é ainda mais considerável se comparados os meses de janeiro de 2020 (6.868 infrações) e o primeiro mês deste ano (4.335): queda de 36,88%.

“São dados relativos a períodos em que, tradicionalmente, há um aumento de veículos nas vias e que, apesar da pandemia, nos dois períodos avaliados em 2020 e 2021 a movimentação já estava equivalente a 2019”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Ela atribui a redução à intensificação das campanhas do setor de Educação de Trânsito nos últimos meses, com foco em diferentes modais, paralelamente à interação com a comunidade, atendendo demandas de engenharia de trânsito e de fiscalização, o que vem refletindo numa mudança de comportamento e de mentalidade da sociedade. “Sabemos que é um processo gradativo, o que requer um trabalho efetivo e permanente, integrando todos os setores da Transitar e a comunidade. Acreditamos que a mudança é possível”, pontua Simoni.

Intensificação da educação e da presença nos bairros

Em 2020 a pandemia levou as ações educativas para o ambiente virtual. As campanhas presenciais e em via pública ocorreram somente no início do ano e a partir do mês de novembro, abrangendo mais de 16 mil pessoas diretamente, em todos os modais de trânsito. Este ano já são mais de 500 pessoas diretamente orientadas apenas neste mês de fevereiro. 

Visando atender à solicitação da comunidade nos bairros, onde o excesso de velocidade ainda é o principal causador de acidentes graves e gravíssimos, a Transitar está ampliando também as Operações-Presença. “Nosso foco é reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito, por isso mapeamos os pontos com maior índice de ocorrências e de pedidos da comunidade, feitos por meio de denúncias à Transitar, além daqueles relatados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, que são os órgãos que atendem sinistros com vítimas”, explica o encarregado do setor de Fiscalização de Trânsito, Walmir de Paula.

Dentre os locais que receberão operações já a partir de segunda-feira (22) estão a Avenida das Pombas; Rua Ipanema; Binário Kennedy x Rua Flamboyant; Antonina x Rua Piquiri; Minas Gerais x Antônio Alves Massaneiro; Rocha Pombo x Avenida Brasil; Papagaios x Altemar Dutra; Rua Universitária x Cardoso x Volochem; Rua Gandhi x Santa Cruz; Rua Itália x Rua Áustria; Rua Xavantes x Rua Tamoyos; Xavantes x Tupis; Papagaios x Maracaí; Europa x Vinicius de Moraes, entre outras que possam vir a ser demandadas pelos órgãos de fiscalização ou por meio de denúncias no canal de Ouvidoria da Fiscalização de Trânsito pelo Whatsapp (45) 99135-5207, todas visando, principalmente, à redução de velocidade na via.

"No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas!

Paralelamente, na próxima semana, o setor de Educação de Trânsito dá continuidade às ações educativas deste ano, enfocando a segurança no trânsito no modal condutor de automóveis, com o projeto Cidadão em Trânsito.

Haverá abordagens nos seguintes dias e locais:

23 - das 9h às 10h - Av. Brasil, próximo à faixa elevada;

24 - das 9h às 10h - Av. Brasil, próximo à Praça do Migrante.

26 - das 18h às 19h - Rua Paraná, próximo à Rua Pio XII.

As ações tiveram início neste mês de fevereiro com base no tema "No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas!". A Operação Moto Segura orientou mais de 300 motociclistas e nessa semana, o Ciclista Cidadão, mais de 200 ciclistas.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.