Cascavel

Uopeccan Cascavel comemora a formatura de três novos residentes em cirurgia oncológica e oncologia

O programa de residência médica iniciou em 2009 na Uopeccan, sendo credenciado pela...

25 fev 21 - 07h39 Redação SOT
Uopeccan Cascavel comemora a formatura de três novos residentes em cirurgia oncológica e oncologia

Na última terça-feira (23) três médicos concluíram oficialmente o programa de residência médica do Hospital Uopeccan de Cascavel. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Estudos da instituição, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estando presentes a direção do hospital, médicos, formandos e seus familiares.

O programa de residência médica iniciou em 2009 na Uopeccan, sendo credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC, que funciona em formato de rodízio em cada uma das áreas, fazendo com que o profissional saia habilitado para prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar os principais casos de câncer. Até o momento 27 profissionais foram formados e 10 deles continuam trabalhando na instituição de Cascavel e Umuarama.

Apesar do ano de 2020 ter sido desafiador devido a pandemia, houve algumas mudanças nos protocolos durante a formação dos residentes para garantir a segurança de todos, como explica a coordenadora do Programa de Residência Médica, Dra. Mariana Taís Ferreira Moreira. “Com esse novo cenário tivemos que reduzir o número de atendimentos e cirurgias, principalmente para diminuir a circulação de pessoas no hospital. Mas a oncologia não pode suspender nem cancelar todas as cirurgias como em muitas especialidades, nem a quimioterapia ou radioterapia podem ser adiadas, pelo risco de progressão da doença. Dessa forma, mesmo com a redução, a formação deles não foi prejudicada. Apenas tivemos que nos adaptar e aumentar nossa proteção individual para melhor atender nossos pacientes”, explica a médica.

Neste ano três médicos se formaram pela instituição, Dra. Amanda Caroline Masiero na especialidade de cirurgia oncológica e na oncologia clínica, Dr. Lucian Lucchesi Fernandes Oliveira e Dra. Talliane Emanoeli Bettin.

O médico Lucian Lucchesi Fernandes Oliveira, formado no curso de medicina desde 2014, durante o seu pronunciamento agradeceu o período de aprendizado na instituição. “O tratamento do paciente com câncer é diferenciado, lidamos com casos mais complexos, cada um com sua particularidade e questões psicológicas. Ser oncologista vai além de tratar somente a doença é saber definir a melhor conduta independente da situação. Agradeço as oportunidades que tive durante a formação, o apoio da instituição foi fundamental no auxílio dos atendimentos”, ressalta.

O presidente da Uopeccan, Leopoldo Furlan parabenizou todos os formandos que concluíram mais uma formação profissional. “Parabéns a vocês doutores, por mais essa etapa de suas vidas vencida. Quero agradecer toda a nossa equipe envolvida nesse projeto, que buscam qualificar médicos nas especialidades de oncologia clínica e cirúrgica para atender a comunidade”.

Durante a cerimônia os formandos foram homenageados por seus familiares e receberam um certificado simbólico, que foi entregue por seus supervisores de residência.

Via: Assessoria Uopeccan - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.