Cascavel

Prefeitura anuncia retorno do transporte coletivo na próxima segunda (22)

Após impacto positivo com a redução do número de casos ativos em Cascavel, Transita...

16 mar 21 - 18h56 Redação SOT
Prefeitura anuncia retorno do transporte coletivo na próxima segunda (22)

O número de casos ativos da Covid-19 em Cascavel despencou, desde a suspensão do transporte coletivo. As medidas restritivas para funcionamento do comércio e a redução da circulação de pessoas dentro dos ônibus contribuíram para que os 1084 casos ativos, em 2 de março, caíssem para os 680, registrados no relatório de ontem (15). O êxito na medida permite a programação do retorno da operação do transporte de passageiros, para a próxima segunda-feira  (22).

“Constatamos uma queda significativa no número de casos e é importante mais esses dias com o transporte parado para consolidar essa queda. É preciso esse sacrifício momentâneo para voltarmos em segurança, já que o transporte coletivo é o principal vetor do vírus”, avalia o prefeito Leonaldo Paranhos.

Ele voltou a pedir a colaboração dos patrões para que viabilizem o transporte para os funcionários nesses dias em que o transporte está suspenso.

Retorno seguro - O retorno deverá ser seguro e ter algumas restrições como a lotação máxima de 50% dos ônibus, abaixo dos 70% que são permitidos atualmente. As empresas deverão utilizar a frota total - 135 veículos - nos horários de pico. Além disso, será reativada a Linha Expresso (linha direta), entre os terminais Leste/Oeste. Essa linha terá circulação pelas ruas Paraná, Erechim e Rio Grande do Sul.

As empresas deverão, ainda, deixar carros extras nas proximidades dos terminais para acionamento imediato, em caso de excesso de passageiros. O sistema de transporte irá funcionar das 6h até o horário do toque de recolher.

Segundo a Transitar, até o dia 4 de abril continuarão suspensas as gratuidades para idosos e o cartão estudante até o dia 28 de março. Em todos os terminais de transbordo será intensificada a fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias, como distanciamento social, uso de álcool em gel e obrigatoriedade da máscara facial.

As empresas concessionárias devem continuar mantendo os mesmos critérios de higienização que já vinham sendo aplicados no embarque e desembarque dos passageiros, com transporte de apenas 50% da capacidade do veículo. Os usuários deverão observar as demarcações dentro dos veículos, pois todos foram demarcados considerando esse limite.

“É importante que todo passageiro também assuma o compromisso de contribuir neste momento para evitar a propagação do vírus, cumprindo as normas e evitando usar o transporte desnecessariamente ou em caso de sintomas”, alerta a gerente da Divisão de Transporte, Larissa Boeing.

Linha Expresso - As linhas Leste/Oeste e da região Norte ganham reforço a partir desta segunda-feira (22), com carros extras para evitar aglomerações em horários de pico

A Divisão de Transportes da Transitar está reativando a Linha Expresso - aquela que circulava pela Rua Paraná e Rio Grande do Sul,interligando os terminais Leste e Oeste.

A medida é emergencial para evitar aglomerações na linha com maior movimentação de passageiros e faz  parte do plano de retomada com maior segurança sanitária para os passageiros.

A Linha Expresso terá ônibus circulando pelas Ruas Paraná e Rio Grande do Sul/Erechim. Os passageiros embarcarão nos terminais e poderão embarcar/desembarcar em uma das três paradas em cada sentido.

No sentido Leste-Oeste, as paradas na Rua Paraná serão nas proximidades do Supermercado Muffato (esquina com a Rua Riachuelo), próximo à Biblioteca Pública (Travessa Pe. Champagnat) e perto da Agência do Trabalhador.

No sentido Oeste/Leste as paradas na Rua Rio Grande do Sul serão na Praça Wilson Joffre e no Colégio Auxiliadora. Haverá ainda uma parada na Rua Erechim, próximo ao Departamento de Trânsito, onde já funciona um abrigo utilizado pelo transporte metropolitano.

Tabela - A tabela especial de circulação do transporte coletivo a partir de segunda-feira (22) estará disponível no site da Transitar. Ela foi elaborada com base nas medidas de controle de propagação do coronavírus e, devido ao toque de recolher, o serviço funcionará das 6h às 20 horas.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Luiz Felipe Max


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.