Cascavel

Dia da Água: campanha destaca importância do uso consciente

"Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha a...

18 mar 21 - 10h56 Redação SOT
Dia da Água: campanha destaca importância do uso consciente

Apesar de ser extremamente importante para a sobrevivência humana, a água em nosso planeta não é tratada com o valor que tem e merece. O assoreamento, a poluição, o desmatamento, as ocupações desordenadas, estão acabando com as nossas fontes.

Mesmo com o planeta Terra repleto de água,  o que o deixa azul, ao vermos do alto, estima-se que apenas 0,77% deste precioso líquido esteja disponível para o consumo  humano.

Em Cascavel, os rios  São José, Cascavel, Peroba e Saltinho, são os principais  mananciais de abastecimento de água à população. No próximo dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, para preservar os rios e nascentes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) lança uma extensa programação, com atividades voltadas à necessidade de conservação das nossas riquezas hídricas através da coleta seletiva de lixo em cascavel.  A preservação das fontes e conscientização ambiental estão em foco nesta programação.

Com o tema “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença”, a campanha será desenvolvida em parceria com a Itaipu Binacional, no mês de abril, em quatro fases.

Programação

Semana de 05 a 09 de abril:  serão exibidos vídeos nas redes sociais do Município mostrando a importância da separação e a rede coleta do município (ecopontos, caminhões, cooperativas, etc)

Semana de 12 a 16 de abril: Cursos e treinamentos de capacitação para os cooperados com ações em parceria com ITAIPU, SANEPAR e outros.

Semana de 19 a 24 de abril: Ação de conscientização nas ruas, porta a porta, com distribuição dos sacos de rafia do Programa Reciclar é Preciso e uso de carro som nos caminhões das cooperativas

Fase 4:

Semana de 26 a 30 de abril: Avaliação dos resultados e divulgação do balanço da coleta em comparação com mês anterior

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA:

Maquinas de limpeza

Use a máquina de lavar louça ou a máquina de lavar roupas em sua capacidade máxima para evitar o desperdício da água e energia.

A água da maquina de lavar pode ser utilizada na limpeza do quintal.

Chuveiro e torneira

Enquanto escova seus dentes, lava a louça ou faz a barba não deixe a torneira aberta. Uma torneira aberta  gasta em média de 12 a 20 litros de água por minuto.

Fique atento ao tempo debaixo do chuveiro, a cada minuto mais de 20 litros de água dessem pelo ralo, além da energia que é gasta. Quanto você desliga o chuveiro para se ensaboar, é possível economizar aproximadamente 122 litros de água.

Instalações hidrossanitárias

Mantenha as instalações hidrossanitárias de sua casa sempre em bom funcionamento, evitando o desperdício da água.

Ações incorretas

Não jogue o óleo de cozinha no ralo, um litro de óleo polui um milhão de litros de água.

Não descarte papel higiênico ou outros resíduos que poderiam ir para o lixo no vaso sanitário, esse tipo de dejeto dificulta o tratamento da água.

Atividades diárias.

Substitua a mangueira por baldes de água ou vassoura,.

Lavar o carro desperdiça cerca de 530 litros de água, troque a frequência das lavagens por limpezas com produtos de limpeza a seco.

Jardinagem

Substitua a mangueira por balde ou regadores, assim você controla a quantidade de água utilizada.

Tente captar a água da chuva em um recipiente e utilize na rega das plantas.

Não corte a grama muito rente ao chão, a altura indicada é entre 5 cm e 8 cm, assim as raízes se mantêm saudáveis e a umidade fica retida, sem que você precise regá-la com frequência.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.