Cascavel

Huop conta com 70 leitos de UTI exclusivo para pacientes com Covid-19

A necessidade de ampliação dos leitos foi discutida com a Secretaria de Saúde do Pa...

25 mar 21 - 17h15 Redação SOT
Huop conta com 70 leitos de UTI exclusivo para pacientes com Covid-19

Os leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) agora são 100% leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A mudança foi necessária, em razão do aumento da demanda de leitos de UTI em toda a macrorregião. Planejamos essa ampliação do atendimento de pacientes graves o mais rápido possível, com objetivo de minimizar os impactos da pandemia”, diz o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira. Os leitos estão disponíveis a partir da noite de hoje (24).

A necessidade de ampliação dos leitos foi discutida com a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) e 10ª Regional de Saúde. O planejamento iniciou em março desse ano, com a abertura de 12 novos leitos de UTI, totalizando 50 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Agora, o hospital transformou todos os demais leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, em leitos de UTI, totalizando 70 leitos.

Para essa ampliação do atendimento da Unidade de Terapia Intensiva, o hospital recebeu equipamentos da Secretaria de Saúde do Paraná, que foram doados através da Organização das Cooperativa do Paraná (Ocepar). Foram 19 respiradores doados através dessa iniciativa. Além disso, a Sesa também disponibilizou outros 20 monitores multiparâmetros.

Os leitos de UTI demandam mais equipamentos, insumos, além disso, servidores. Nessa nova reorganização para abertura dos leitos, foi necessário também a contratação de mais profissionais de saúde para dar suporte ao atendimento.  Os profissionais foram chamados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS), e chamamento público, que teve um aditivo de 20% do valor de contrato para os que optarem por atuar na unidade Covid-19. “Uma das dificuldades durante o planejamento da ampliação dos leitos foi a contratação de profissionais, e por isso, a necessidade do aditivo do valor, para que fosse mais atrativo aos profissionais de saúde”, afirma. 

AMPLIAÇÕES DE ATENDIMENTOS NO HUOP

Nesse um ano de pandemia da Covid-19 no Huop, a abertura dos leitos foi gradativa, conforme a demanda de atendimentos da macrorregião. A disponibilização dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 iniciou em março de 2020, com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, e a ampliação do número de atendimento, iniciou em junho com a  abertura de mais 10 leitos de UTI; em julho, mais 10 leitos de UTI, e 7 de enfermaria, totalizado 30 leitos de UTI e 27 de enfermaria; em dezembro, uma nova organização disponibilizando 38 leitos de UTI, e 15 de enfermaria; e em março de 2021, mais 12 leitos de UTI, totalizando 50 leitos de UTI, e 20 de enfermaria, e a partir de hoje (24), 70 leitos de UTI, exclusivos para esse atendimento.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Divulgação


Whatsapp Portal Sot - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: bit.ly/3twq87I 



Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.