Cascavel

Professora Liliam encaminha moção contra redução de disciplinas de "Sociologia, Filosofia e Arte"

Segundo a proponente da Moção, vereadora Professora Liliam (PT), com a redução da c...

04 mai 21 - 17h02 Atualizado 04 mai 21 - 17h02 Redação SOT
Professora Liliam encaminha moção contra redução de disciplinas de "Sociologia, Filosofia e Arte"

A Câmara Municipal de Cascavel aprovou Moção de Apoio ao movimento paranaense de professores das chamadas disciplinas de Humanidades nesta terça-feira (3). O movimento estadual quer a volta da carga horária de Sociologia, Filosofia e Arte, cortada em 50% pelo Governo do Estado. Antes, essas disciplinas tinham duas horas-aula semanais e passaram a ter apenas uma.

Segundo a proponente da Moção, vereadora Professora Liliam (PT), com a redução da carga horária, uma parcela considerável de docentes temporários pode ser demitida e docentes concursados terão a carga horária duplicada. "Isso num contexto em que a categoria já está bastante exausta devido ao trabalho remoto e à luta sem tréguas em defesa da dignidade da carreira", esclarece a vereadora.

Os professores, organizadas a partir do Coletivo Humanidades, também questionam a defasagem dos conteúdos com a redução do número de aulas, o prejuízo na preparação dos estudantes para os vestibulares e o ENEM, e apontam que mais de 3 mil profissionais serão demitidos em todo o estado em plena pandemia.

"Somos professores conscientes sobre os impactos na formação integral dos estudantes, pois a Arte, a Filosofia e a Sociologia são espaços onde os alunos e alunas têm a possibilidade de expressar suas visões de mundo, dialogar sobre sua condição na sociedade, além de ter acesso ao conhecimento sobre cidadania e direitos humanos, fundamental à construção dos indivíduos", ressalta a professora de sociologia da Edimara Domingues de Oliveira.

A Moção aprovada nesta tarde, além de apoiar o Coletivo Estadual de Humanidades, posiciona-se igualmente contrária às medidas adotadas pelo Governo do Paraná e solicita a revogação das mesmas. O documento será enviado ao Palácio do Iguaçu e à Secretaria de Estado da Educação.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.