Paraná

Pesquisadores debatem os impactos da pandemia no ensino superior

A ação, que reúne 45 pesquisadores de diferentes áreas, tem o objetivo de debater e...

04 mai 21 - 23h28 Redação SOT
Pesquisadores debatem os impactos da pandemia no ensino superior

O primeiro dia do evento online “Retorno seguro às aulas presenciais. É possível?”, aconteceu nesta terça-feira (4). Ele é promovido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com a Comissão de Especialistas em Covid-19, Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e as universidades estaduais do Paraná.

A ação, que reúne 45 pesquisadores de diferentes áreas, tem o objetivo de debater e atualizar informações a respeito da Covid-19, eficácia das vacinas, protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais, além dos impactos sociais e educacionais da pandemia no Paraná.

Durante a cerimônia de abertura, os reitores das sete universidades estaduais destacaram o empenho das instituições em mais de um ano de combate à pandemia, com medidas de prevenção, pesquisas científicas e ações afirmativas de apoio a estudantes que não possuem acesso à internet e aparelhos eletrônicos, como telefones e notebooks.

“Esse debate é de fundamental importância para auxiliar, de maneira técnica e científica, as ações das universidades no que diz respeito ao calendário acadêmico”, disse o superintendente da Seti, Aldo Bona. “Guiados pelo grupo de especialistas e pela opinião dos pesquisadores, as instituições podem reorganizar a sua rotina acadêmica”.

Ele destacou também que o Governo do Estado, por meio de decreto, definiu que o retorno presencial das aulas nas universidades deve ser estabelecido pelo colegiado de curso de cada instituição, em respeito à autonomia universitária e às condições epidemiológicas de cada região.

Para a coordenadora da UVPR, Maria Aparecida Crissi Knuppel, o evento foi criado para debater questões importantes relacionadas ao papel das universidades no período pós-pandemia. “Vamos discutir protocolos de saúde, de segurança e mudanças que são necessárias frente aos desafios que a sociedade vive”, disse.

DEBATE – Os dois primeiros painéis reuniram especialistas para dialogar sobre informações atualizadas a respeito da Covid-19 e a eficácia das vacinas aplicadas no Brasil.

O professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Henrique Carnevalli, apresentou aspectos sociais e econômicos que foram influenciados e alterados em virtude da doença.

“A pandemia acentuou a fome de forma significativa, escancarando desigualdades que já existiam na nossa sociedade. Também tivemos o aumento de muitos casos de violência, principalmente a violência doméstica”, disse Carnevalli. “No aspecto educacional, o grande desafio foi o acesso à internet de forma igualitária e a utilização das novas tecnologias nas metodologias de ensino”.

Sobre os imunizantes, os participantes debateram a importância do avanço rápido da vacinação. No Paraná, 1 milhão de pessoas estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19.

O total de paranaenses vacinados com as duas doses equivale a quase 10% da população do Estado, estimada pelo Ranking de Vacinação, e a 21% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

“As vacinas que foram liberadas pela Anvisa são seguras e eficazes, devemos confiar nos imunizantes que estão disponíveis no Brasil, tomando as duas doses necessárias”, alertou a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Elisangela Gueiber Montes.

Na segunda etapa da programação, os assuntos escolhidos para as mesas de debate foram o retorno das aulas presenciais e os aspectos legais das restrições individuais impostas pelo isolamento social.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Débora Sant’Ana, o avanço da vacinação é essencial para decidir sobre o retorno presencial. “Para acontecer o retorno das atividades de forma presencial é preciso ter embasamento científico e segurança sanitária, isso depende da vacinação em massa e da queda dos índices de contaminação e óbitos”, acrescentou.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.