Paraná

CIEE/PR passa a oferecer vagas para Programa de Aprendizagem em Marechal Cândido Rondon

A coordenadora da unidade, Magna Merlini, explica que o Programa de Aprendizagem é...

05 mai 21 - 15h05 Redação SOT
CIEE/PR passa a oferecer vagas para Programa de Aprendizagem em Marechal Cândido Rondon

A unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Marechal Cândido Rondon (PR) já está recrutando jovens para o Programa de Aprendizagem no setor industrial da cidade. A novidade é mais uma forma de inserir novos talentos no mercado de trabalho, com acompanhamento de uma instituição que tem quase 20 anos de atuação no município e mais de 50 no Paraná.

A coordenadora da unidade, Magna Merlini, explica que o Programa de Aprendizagem é um passo fundamental. “Por meio do Programa de Aprendizagem, o CIEE/PR proporciona, em parceria com as empresas da região, a democratização do acesso de jovens em situações de vulnerabilidade ao mercado de trabalho. Essa é uma oportunidade ímpar.  Com o apoio das empresas e a  capacitação que o CIEE/PR oferece, é possível entregar para a comunidade profissionais motivados e engajados, ampliando a capacidade produtiva do município”, comemora.

Até obter a autorização para ofertar o Programa de Aprendizagem, o CIEE/PR trabalhava apenas com o Programa de Estágio em Marechal Cândido Rondon. O novo programa está disponível para pessoas que tenham entre 14 e 24 anos e que serão encaminhadas para empresas da região. Aprendizes portadores de deficiência também podem participar do programa, sem limite máximo de idade. 

Cada uma das funções tem sua própria carga horária e características. Empresas interessadas em contratar por meio dessa modalidade e jovens que buscam a primeira oportunidade devem entrar em contato com o CIEE/PR (www.cieepr.org.br)  ou comparecer à unidade do município (Rua Dom João VI, 773 - Centro). "Os jovens devem levar os documentos pessoais e a declaração de matrícula atualizada - ou histórico escolar de conclusão do ensino médio. O encaminhamento será feito de acordo com a oferta de vagas das empresas da cidade”, explica a coordenadora.

Lei de Aprendizagem se consolida como porta de entrada para o mercado de trabalho

Criada no ano 2000, a Lei de Aprendizagem tem se consolidado como um dos caminhos mais seguros para que jovens comecem a ter contato com a realidade do mercado de trabalho regulamentado. A legislação exige que empresas de médio e grande porte de todo o Brasil tenham entre 5% e 15% de seus colaboradores contratados por meio dessa modalidade. No caso das empresas de pequeno porte, a contratação não é obrigatória, mas muitas delas optam por ter aprendizes atuando nos mais diversos setores. Essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social do país e proporcionar uma capacitação qualificada aos jovens brasileiros.

Para a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Simone Paulin, “a Aprendizagem tem uma relevância fundamental no Brasil porque ela quebra o ciclo de pobreza e permite que os jovens continuem estudando e cursem, inclusive, o ensino superior. Essa geração está sendo muito bem preparada nas novas tecnologias que o mundo do trabalho exige”, destaca. 

Via: Assessoria CIEE/PR- Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.