19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Maio Amarelo Digital enfoca a importância de prevenir para proteger a vida no trânsito

Em Cascavel, somente nesses primeiros quatro meses do ano, 16 pessoas já perderam a vida em acidentes...

Maio Amarelo Digital enfoca a importância de prevenir para proteger a vida no trânsito

Construído em relações de contato social, o Maio Amarelo está tendo o desafio de conscientizar a comunidade de um jeito diferente este ano, sétimo de campanha, que devido à pandemia teve as ações presenciais transferidas para o mês de setembro, junto com a Semana Nacional do Trânsito.

Em todo o Brasil, a coordenação do Movimento Maio Amarelo, realizado pela equipe do Observatório Nacional de Segurança Viária, decidiu em conjunto com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) promover um movimento totalmente digital durante este mês de maio.

Em Cascavel a Cettrans/Transitar e os demais órgãos que integram o Cotrans/PVT, estão alinhados com o movimento nacional na divulgação segura da campanha, com peças voltadas à conscientização, pelas redes sociais e aplicativos, canais que também serão utilizados para compartilhar depoimentos de especialistas em trânsito, profissionais que atuam no atendimento a vítimas de acidentes e, ainda, da comunidade em geral que pode participar enviando ou compartilhando vídeos e imagens de boas atitudes diárias que resultam ao que o tema da campanha remete, que é a prevenção: Perceba o Risco. Proteja a Vida!, visando a um trânsito mais humanizado.

“A cada semana um enfoque ganhará o debate”, explica o major Amarildo, do 4º Grupamento de Bombeiros, que coordena em Cascavel o Cotrans/PVT. Segundo ele, nesta semana “estamos abrindo com alerta para as estatísticas de mortes no trânsito, que continuam elevadas. Não são apenas números; por trás de cada número, existem famílias, pessoas e muito sofrimento que poderia ser evitado”, frisa o major.

Em vídeo que abre os depoimentos desta semana na fanpage da Prefeitura de Cascavel e demais redes sociais, o major explica que o excesso de velocidade continua sendo um fator a ser combatido e que, na contramão da pandemia que enfrentamos, o índice de acidentes, apesar de ter sofrido redução com relação ao mesmo período do ano passado, ainda não pode ser comemorado, pois deveria estar muito menor devido à queda no número de veículos circulando. “O que se vê são condutores aumentando a velocidade nas vias por conta da redução de veículos, mas precisamos lembrar que cada acidentado ocupa um leito hospitalar que poderia estar sendo usado para outras emergências, como as do Covid-19”, reforça.

16 mortes em 2020

Nesses primeiros quatro meses do ano nosso município já contabiliza 16 óbitos em todo o perímetro (urbano e rodovias). O índice é considerado grave, apesar da redução de uma morte em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registradas 17 mortes. “Esperávamos uma redução, principalmente devido à pandemia, o que não ocorreu; temos uma situação muito grave em relação principalmente aos motociclistas, pois já são oito óbitos, sendo seis somente no perímetro urbano”, enfatiza o major Amarildo.

De acordo com a coordenadora do setor de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane de Moura, “estamos num momento em que precisamos aumentar os cuidados para nos proteger de um vírus, paralelo a isso, não podemos deixar de lado as demais formas de cuidado no trânsito e proteção à nossa vida, à vida de quem amamos e à das pessoas que estão ao nosso redor”.

Por: SOT/Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade