Laboratório de análises clínicas da UEPG inicia testes de Covid-19
O projeto de expansão de testes do laboratório faz parte do plano do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria da Saúde...
O Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) começou nesta semana as testagens da Covid-19 com o método RT-PCR. O início dos testes acontece após a autorização da Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). O novo momento amplia o número de atendimentos e exames a serem feitos no local, possibilitando novas parcerias.
O laboratório já estava em adequações para a nova fase desde 2020, por conta da pandemia. “Com as adequações e autorização sanitária os testes serão notificados no site do Ministério da Saúde”, diz a coordenadora Mackelly Simionatto.
A capacidade é para realizar 60 testes diários, com possível ampliação para 100 ao dia, após a instalação da máquina de extração de material genético, já em processo de aquisição pela UEPG.
O laboratório segue rigorosamente as normas de biossegurança. Mackelly explica que, quanto aos exames de Covid-19, além dos tradicionais controles negativo e positivo, a testagem abrange o controle interno da extração do material genético viral e controle humano, para avaliar a qualidade da coleta ou possível degradação da amostra.
“São considerados inconclusivos todos os resultados passíveis de interpretação a partir da testagem com os kits doados pelo Ministério da Saúde. Esses inconclusivos serão retestados com um kit alternativo baseado no protocolo do CDC americano”, afirma.
De acordo com ela, a sede atual do laboratório foi construída em um espaço físico planejado em atendimento às Boas Práticas de Laboratório de Análises Clínicas, descritas na Resolução RDC nº 302/2005. “A legislação vigente até os dias atuais e a equipe técnica do Luac sempre buscou atender todas as exigências impostas”, explica.