Políticas públicas para cultura são debatidas em seminário no Teatro Municipal
Evento que aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho também discutiu a separação das pastas da Cultura e Esportes...

Cascavel realizou na tarde deste sábado (15) o 1º Seminário da Cultura, que reuniu autoridades, artistas e pessoas ligadas ao setor cultural na cidade. O evento aconteceu no Teatro Municipal Sefrin Filho. Além das políticas públicas para o setor, o seminário discutiu ainda a separação da gestão da cultura e esportes, que atualmente estão unificadas.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que é preciso ouvir as lideranças, artistas e as pessoas, de uma forma geral, para desenhar o programa de política pública de cultura. “Cascavel está fazendo 70 anos, é uma marca histórica, uma cidade pujante, com empreendedorismo, geração de emprego e a gente precisa decidir que cultura nós queremos, para quanto tempo, se é projeto ou um plano”, enfatizou o prefeito.
O secretário de Cultura e Esportes, Luiz Ernesto Meyer Pereira, observou que o evento teve como foco refletir e avaliar as políticas públicas para a cultura. “É um momento de extrema importância, de extrema relevância para área cultura de Cascavel”, observou.
O ator Lair Junior destaca que a cultura é a identidade da população e ressaltou que o seminário aproxima artistas e a gestão pública ao discutir o que vai ser feito. “Esse passo da Secretaria, em promover esse seminário, vai ser primordial para que todos consigam caminhar na mesma direção”, diz.
A superintendente-geral de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, destacou que debater a cultura é fundamental e destacou que a cultura está presente na vida de todas as pessoas. “Nesse diálogo com a sociedade civil é que a gente constrói políticas públicas consistentes”, enfatiza.
O evento homenageou a pianista Ermínia Ortigara, fundadora da primeira escola de música de cascavel e ao fotógrafo Xico Tebaldi. Ambos morreram por complicações da Covid-19.
Mais Lidas
Publicidade