Prefeitura encaminha à Câmara projeto de cessão ao Estado para uso do espaço da Agrotec
Área deverá ser transformada em um Colégio de Inovação Agrícola...

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, protocolou na Câmara de Vereadores na tarde desta quinta-feira (17) um projeto de lei que autoriza a cessão de uso da área da Agrotec por parte do Estado para a implantação de um Colégio de Inovação Agrícola.
O projeto começou a ser debatido em 2019 e, no Legislativo, é encabeçado pelos vereadores Professor Santello, Beth Leal e Pedro Sampaio.
Alcione diz que a proposta é ter um novo modelo de colégio. “Além das especificidades de um colégio agrícola tradicional, nós queremos que esse novo colégio seja de inovação, onde ele possa trabalhar a mecatrônica, design thinking, robótica, inteligência artificial, desenvolvimento de software, programação e um série de outras capacitações que teremos, dentro desse aspecto, voltado para o agronegócio ou agropecuária de Cascavel em região”, diz Alcione.
Com a cessão de uso, a estrutura da Agrotec, que já é uma escola tecnológica ligada ao Município de Cascavel, o espaço de salas, refeitório, auditório serão usados no novo modelo de colégio que será gerido pelo Estado. “É um modelo semelhante ao Ceep, só que voltado para o desenvolvimento agrícola”, explica Alcione.
O presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, disse que como se trata de um pedido de urgência a ser votado, deverá ser convocado uma sessão extraordinária para apreciar o projeto .
“Vou chamar a técnica legislativa e tentar promover uma sessão extraordinária para nós deliberarmos esse projeto. É importante, um projeto de inovação e nós vivemos num centro agrícola onde a agricultura é responsável grandemente pela economia e nós temos interesse total em fazer com que esse projeto avance o mais rápido possível”, enfatizou.
No ano passado, o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, e o deputado estadual Gugu Bueno tiveram reuniões com o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para discutir a viabilidade do colégio.
Agrotec - A Agrotec possui um área prática de plantio com 24 hectares, aviário escola, estufas para produção de flores e morango e para desenvolver cursos, treinamentos e demonstrações práticas em novas tecnologias, tratos culturais e manejo agropecuário, realiza oficinas de capacitação em máquinas e implementos agrícola e ainda uma unidade de agroindustrializados para cursos práticos em panificação, derivados cárneos e lácteos.
Está equipada com alojamento, cozinha industrial, auditório, refeitório, anfiteatro, salas de treinamentos com capacidade para até para 150 pessoas.
No mesmo espaço há o Parque ambiental Suely Marcondes Festugatto, espaço com 67 hectares de mata nativa preservada e grande biodiversidade.
Mais Lidas
Publicidade