A Secretaria de Políticas sobre Drogas e Proteção à Comunidade (Semppro) iniciou, nesta quinta-feira (24), uma série de reuniões com o propósito de auxiliar famílias que sofrem com a codependência por uso abusivo de álcool e outras drogas.
A ação denominada de “Mães de fé, mães que lutam” reuniu mulheres atendidas pelo programa Vida Nova. “Na grande maioria das vezes, as mães são as que tomam as dores dos filhos, que tomam a frente dos problemas. Criamos uma proposta para direcionar os familiares para serviços da rede municipal de Cascavel e também para grupos de mútua ajuda”, diz Rafael Tortato, diretor da Semppro.
Tortato explica que os grupos de ajuda aos familiares de dependentes químicos e de álcool visam, principalmente, reverter o quadro de dependência, orientando os familiares a adotarem comportamentos mais saudáveis. “O primeiro passo em direção a esta mudança é tomarem consciência e aceitarem o problema”, afirma.
O tratamento da codependência pode consistir de psicoterapia, grupos de mútua ajuda, terapia familiar e, em alguns casos, o uso de medicação. Em Cascavel, grupos de ajuda mútua como o Amor Exigente, NarAnon, Alanom, Pastoral da Sobriedade e Codependentes Anônimos têm realizado um grande trabalho no processo de recuperação familiar da codependência.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS