Cascavel

Infestação de formigas cortadeiras é crítica, diz Secretário do Meio Ambiente de Cascavel

Em parceria com o vereador Soldado Jeferson, a minuta da lei foi apresentada e deba...

26 jun 21 - 23h43 Redação SOT
Infestação de formigas cortadeiras é crítica, diz Secretário do Meio Ambiente de Cascavel

O secretário do Meio Ambiente de Cascavel, Ney Haveroth, afirmou em reunião do Comder (Conselho do Desenvolvimento Rural de Cascavel), realizada nesta quinta (26), no Sindicato Rural de Cascavel, que a infestação de formigas cortadeiras no perímetro urbano do município é crítica. "Todo o entorno do Lago Municipal está tomado, inclusive com ninhos até na barragem", comentou. Como solução, uma lei está sendo criada para obrigar o controle.

Em parceria com o vereador Soldado Jeferson, a minuta da lei foi apresentada e debatida entre os conselheiros durante a reunião. Alguns detalhes foram esmiuçados, como eventuais multas depois de feita a notificação (podendo chegar a mais de R$ 400 reais), período de recomendação entre outras.

Segundo Paulo Vallini, presidente do Comder e diretor secretário do Sindicato Rural de Cascavel, o problema é também preocupante na área rural. "A formiga cortadeira é uma praga silenciosa. É preciso fazer um trabalho conjunto, porque a capacidade de disseminação e o alcance delas é alta", orientou.

Para Ney, é importante que o projeto de lei tramite com velocidade. "Precisamos de velocidade, porque a situação piora a cada dia. E logo começa uma nova revoada", declarou.

As formigas - A reprodução, ou revoada, ocorre entre os meses de setembro e outubro, quando deve ser iniciado o manejo correto, estendido até abril ou maio.

Muitas vezes, o produtor rural ou o morador da cidade nem vê o estrago em andamento. Em frutíferas, a desfolha causa diversos problemas. Já nas hortaliças, a formiga causa uma perda muito grande, principalmente na fase de plantio. No entanto, o principal alvo são as pastagens, onde o dano pode chegar a duas cabeças de animal por hectare.

Os métodos de controle podem ser químicos, físicos ou alternativos. O mecânico consiste no uso de cones presos ao tronco das árvores para impedir o acesso das formigas, captura da rainha em formigueiros jovens, uso de água quente entre outros. No biológico ocorre o estímulo por inimigos naturais, como pássaros, fungos e outros. Já o químico, que é o mais eficiente, pode ser feito por polvilhamento, termonebulização e uso de iscas.

Via: Assessoria Sindicato Rural de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.