Paraná

Mais de 28 mil trabalhadores do Ensino Superior já foram vacinados contra Covid-19

No total, 28.746 já receberam, pelo menos, uma dose das vacinas. O quantitativo rep...

02 jul 21 - 15h53 Skalet Fernanda
Mais de 28 mil trabalhadores do Ensino Superior já foram vacinados contra Covid-19

As universidades do Paraná alcançaram índices expressivos de profissionais imunizados contra a Covid-19 nesta semana. No total, 28.746 trabalhadores das redes estadual, federal e privada já receberam, pelo menos, uma dose das vacinas. O quantitativo representa quase 10% das doses aplicadas nesse grupo prioritário em todo o Brasil.

Segundo o Vacinômetro, ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Paraná é o quarto Estado que mais vacinou profissionais da categoria em números absolutos, atrás apenas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Foram aplicadas 15.673 doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz, 10.345 da Pfizer/BioNTech e 2.721 da CoronaVac/Butantan.

Do total de profissionais vacinados no Paraná, 12.027 são homens e 16.719 mulheres. Os profissionais de 35 a 39 anos estão entre os mais imunizados (5.278), seguidos pelos trabalhadores de 30 a 34 anos (4.821) e de 40 a 44 anos (4.675). Com essa quantidade, o Estado ultrapassa 51% da meta de 56.223 profissionais. Curitiba, Maringá, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa estão entre as cidades que mais vacinaram.

EXEMPLOS – Na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), por exemplo, todos os servidores dos três câmpus (Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio) receberam a primeira dose da vacina na última quinta-feira (24). Com a imunização desse grupo, foi finalizada a vacinação para o ensino superior na região.

Para a reitora da UENP e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp), Fátima Padoan, é uma satisfação contemplar a proteção da comunidade da instituição. “Nosso sentimento é de muita felicidade pela imunização dos nossos servidores, reconhecendo a importância de todos para nossa universidade”, disse.

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), câmpus de Guarapuava, 95% do grupo de profissionais da instituição já receberam o imunizante, somando quase 1.400 pessoas. Em Irati, de um público total de 500 pessoas, 425 já tomaram, ao menos, uma dose da vacina.

O mesmo ocorre nas sete cidades onde a Universidade Estadual de Maringá (UEM) possui câmpus. No total, foram cerca de 4 mil trabalhadores imunizados em Maringá, Umuarama, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê e Ivaiporã.

Em Ivaiporã, Noroeste do Estado, na última quarta-feira (30) servidores com 18 anos ou mais puderam receber o imunizante. Esta é última faixa etária de trabalhadores da UEM vacinados.

“É uma conquista muito importante para o retorno das aulas de forma segura. A vacina é a segurança que todos nós precisávamos para reduzirmos os danos e os impactos causados pela pandemia”, destacou o professor do departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) da UEM, Ricardo Alexandre Carminato.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) totalizam 3.400 trabalhadores aptos a receber os imunizantes. Estima-se que cerca de 80% desses profissionais já receberam a primeira dose da vacina.

Via: Agência de Notícia do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.