Interrompido em abril do ano passado devido à pandemia, será retomado nesta terça-feira (6) o minicurso “Mudando atitudes, preservando vidas” que tem como foco cidadãos que respondem por crimes de trânsito, com maior incidência em embriaguez ao volante. Cerca de 40 pessoas devem participar deste primeiro encontro do ano, que será realizado no Auditório da Prefeitura de Cascavel, a partir das 18 horas.
O minicurso é promovido pelo Cotrans/PVT Cascavel – Programa Vida no Trânsito, do qual a Transitar faz parte junto com vários órgãos; o Ministério Público e o Patronato Penitenciário de Cascavel. Ele foi implantado em Cascavel há cerca de quatro anos e se tornou referência no Estado pela metodologia empregada.
Conforme explica o major Amarildo Ribeiro, subcomandante do 4º Grupamento de Bombeiros e coordenador do Cotrans/PVT – Programa Vida no Trânsito, o minicurso é uma das etapas obrigatórias que o cidadão que está respondendo ao processo precisa cumprir para voltar a conduzir veículo no trânsito. “O Ministério Público oferece um processo de persecução penal, durante o qual a pessoa admite o cometimento do crime, para que o mesmo seja encerrado, contudo, ela precisa assumir e cumprir algumas medidas, como realizar essa capacitação, participar de algumas reuniões do A.A [Alcoólicos Anônimos] e prestar serviços comunitários, que normalmente ocorrem no Hospital Universitário com vítimas de trauma”, detalha.
Sobre o curso - Durante três horas/aula os participantes recebem instruções acerca de Legislação de Trânsito, noções de primeiros socorros, educação de trânsito e psicologia; além das palestras de especialistas da Transitar, do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, também ouvem depoimentos de vítimas, de familiares e de pessoas que já se envolveram em acidentes e que hoje enfrentam as consequências do desrespeito às normas.
O curso, conforme lembra a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura, era realizado mensalmente até o início da pandemia com uma média de 35 pessoas, sempre na Escolinha de Trânsito. Devido às medidas sanitárias de prevenção à Covid-19, agora será realizado no Auditório da Prefeitura, onde é possível manter o distanciamento necessário.
Mudança de atitudes para preservar a vida
Primeira cidade do interior do Paraná a possuir uma Vara de Crime de Trânsito, a qual é responsável pelo processamento dos feitos relacionados aos crimes relacionados ao Código de Trânsito, Cascavel se tornou referência na ressocialização pela educação de trânsito, incluindo, além da reeducação de leis e comportamento no trânsito, a conversão de penas por prestação de serviço comunitário em instituições que atendem acidentados em vias públicas.
Com essa capacitação, “espera-se que essas pessoas mudem de fato as atitudes, repensem a forma como elas estão dirigindo e se deslocando para que não voltem a cometer os mesmos equívocos ou outros similares, e, desta forma, se preserve vidas”, reforça o major Amarildo.
Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS