A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em redação final durante sessão plenária desta quarta-feira (07) o projeto de lei 530/2020, que estabelece diretrizes para os novos contratos de concessão da malha ferroviária do Paraná. O deputado Marcio Pacheco é um dos autores da proposta, que segue agora para a sanção ou veto do Executivo.
De acordo com o texto do projeto de lei, as concessionárias deverão priorizar infraestruturas ferroviárias que busquem integração, minimize impactos negativos e potencialize efeitos para a mobilidade urbana, além da constante modernização e atualização dos sistemas.
Também está previsto no texto que os novos contratos de concessão deverão conter projetos de desvios de ferrovias, conforme planos e diretrizes das regiões metropolitanas. As linhas férreas que venham a ser desativadas por decorrência desses desvios serão preferencialmente utilizadas para outros modais, ampliando a melhoria da mobilidade e acessibilidade urbana.
Caso as linhas desativadas não apresentem valor estratégico para a implementações de novos modais, elas poderão ser utilizadas como áreas de interesse público e social. Sendo assim, os municípios deverão estabelecer regramento especial para adequar e urbanizar essas áreas.
“São medidas importantes para o desenvolvimento do Estado e atendem os pedidos da população que não querem mais conviver com linhas de trens nas áreas urbanas”, destaca Pacheco. Além de Pacheco, assinam o projeto os deputados Delegado Francischini, Delegado Jacovós e Evandro Araújo
Via: Assessoria Marcio Pacheco (PDT) - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS