Cascavel

Cascavel Meu Município: Uma obra sobre a História e a Geografia da nossa cidade

Livro didático que será utilizado pelos alunos do 3º anos é de autoria de duas prof...

28 jul 21 - 22h26 Skalet Fernanda
Cascavel Meu Município: Uma obra sobre a História e a Geografia da nossa cidade

“A 4ª melhor cidade em planejamento urbano e a 11ª melhor cidade do Brasil para se viver não poderia deixar de ter um material como este”. Com poucas palavras a coordenadora pedagógica de História e coautora do livro Cascavel Meu Município, Clenilza Lemos da Silva, descreveu a importância da obra que foi lançada na manhã de hoje (28) no auditório da prefeitura de Cascavel. O livro didático também é de autoria da coordenadora pedagógica de Geografia, Elisiane Silva e traz conteúdos sobre a história e geografia local para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Cascavel.

O lançamento do material aconteceu acompanhado de muita emoção por parte das autoras e de todas as pessoas que de alguma forma colaboraram para a concretização do trabalho, que conforme a secretária de Educação, Marcia Baldini, fez questão de salientar, é fruto de um intenso trabalho de pesquisa e de resgate realizado pelas duas professoras. “Foram três anos de trabalho em que essas meninas se dedicaram pesquisando e procurando as memórias e as histórias de Cascavel. E histórias e memórias são formadas por pessoas, por gente que trabalha nesse município, gente dessa terra tão querida que é Cascavel”, disse Marcia.

O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, lembrou durante o evento, dos ensinamentos que recebeu de seus pais, que mesmo na simplicidade, o ensinaram a valorizar o livro e os estudos. “O livro é o melhor amigo que nós temos, pois ele fala com você a hora que você quer. E esse é o grande amigo, amigo da cidade de Cascavel”, afirmou.

Segundo a professora Clenilza Lemos, a finalização deste projeto preencheu uma lacuna de 20 anos em que o município ficou sem material didático com conteúdos locais de história e Geografia. “Esse é um mérito da secretária Marcia e do prefeito Paranhos, que abraçaram essa meta do Plano Municipal de Educação de 2015 e hoje nós estamos aqui concretizando esse momento”. Ela também fez questão de frisar a importância de preservar a história local. “Numa época de globalização, em que as culturas nos chegam pelas tecnologias de informação e comunicação, nós não podemos desprezar a memória do local em que vivemos e para isso nós temos que ter o respeito pelas pessoas que aqui chegaram”.

A professora Elisiane também ressaltou que a obra, que representa um desafio cumprido, é um presente para todos os cascavelenses. “O livro Cascavel Meu Município, embora sejamos as autoras, pertence a todos nós. Ele é da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel e todos nós fazemos parte dessa história”, pontuou.

O processo de elaboração do livro contou com a contribuição de moradores, fotógrafos profissionais e amadores, escritores, jornalistas, profissionais da Educação e alunos de Cascavel, além de museus e a colaboração das consultoras dos componentes curriculares de História e Geografia, Maria Sandrerana Salvador da Silva Lizzi e Ângela Massumi Katuta, respectivamente.

Durante o lançamento ocorreu uma homenagem à professora Theonilia Pompeu Girão, uma das três primeiras professoras de Cascavel, hoje com 99 anos, que recebeu a homenagem de forma online. Também foi feita uma homenagem póstuma a João Silvério de Oliveira e Xico Tebaldi, que colaboraram na produção do livro, mas infelizmente partiram antes da publicação da obra.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.