30 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Estado e Itaipu lançam pedra fundamental da duplicação do Contorno Oeste de Cascavel

A obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que assumiu o projeto do Dnit....

Mais uma grande obra de infraestrutura em Cascavel, no Oeste do Paraná, deve sair do papel nos próximos meses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e diretor técnico Executivo Itaipu Binacional, Celso Vilar Torino, lançaram nesta segunda-feira (2) a pedra fundamental da duplicação do Contorno Oeste, que conecta a BR-277 à BR-163. O empreendimento, de R$ 67,8 milhões, tem extensão de 19,07 quilômetros e inclui também um acesso até a área urbana da cidade.

A obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que assumiu o projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os recursos do investimento são da Itaipu e a previsão é que a duplicação e o novo acesso até a Avenida Brasil, passando também pela Avenida das Torres, sejam entregues em 18 meses.

Ratinho Junior destacou que o projeto compõe um conjunto de obras de infraestrutura que a população de Cascavel aguardava há anos. A agenda na cidade nesta segunda incluiu ainda o lançamento da pedra fundamental para a duplicação do trecho urbano da BR-277, também em parceria com a Itaipu, e uma vistoria do Trevo Cataratas, que chegou à segunda etapa de execução.

“São obras essenciais para o desenvolvimento de Cascavel e de todo o Oeste, demandas consideradas prioritárias para a região. Todas elas eram cobradas pela sociedade há 20 ou 30 anos e ninguém tomava providências”, disse. “Em dois anos e meio de governo e em meio a uma pandemia, estamos avançando, graças também ao bom relacionamento do Estado com o governo federal, a Assembleia Legislativa e o Itaipu Binacional”.

“O Contorno Oeste é um exemplo dessa parceria. A sua duplicação e a construção desse novo acesso até a Avenida Brasil vão modernizar uma região importante da cidade, para onde Cascavel deve crescer nos próximos anos”, salientou o governador.

O projeto faz parte de um pacote de R$ 1,4 bilhão viabilizado pela Binacional em obras no Paraná. Entre elas estão a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a duplicação da Rodovia das Cataratas; a implementação da Estrada Boiadeira, entre Porto Camargo e Umuarama; o Contorno de Guaíra e revitalização da Ponte Ayrton Senna, além de parques, casas e reformas em estruturas de segurança pública.

Para o diretor técnico Executivo da usina, os projetos em parceria com o Estado fazem parte dos esforços da Binacional em investir no que é estratégico para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai. “A Itaipu está alinhada com o governo federal e o governo estadual para resolver antigos gargalos para o desenvolvimento regional”, disse Torino. “O volume de cargas se expandiu muito e fez com que o Contorno Oeste se saturasse, exigindo obras para ampliar sua capacidade de escoamento”. 

Por: SOT/Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade