Há dois anos as equipes do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) vêm reforçando a proteção de nascentes na área rural. Em todo o Estado, os extensionistas já fizeram a proteção de 3.800 nascentes. Só nas regiões de Maringá e Paranavaí (Noroeste), Londrina (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí) são 119 nascentes protegidas, em 32 municípios, dentro do projeto regional denominado Água Limpa.
As ações são executadas pelo IDR-Paraná, em parceria com as prefeituras, Sanepar, colégios, universidades, faculdades, clubes de serviço e famílias rurais. “A proteção de nascentes nas áreas rurais se inclui nas iniciativas por uma agricultura sustentável, em harmonia com o meio ambiente. A forte estiagem que assola o Paraná, e provoca a mais grave crise hídrica dos últimos anos, evidencia ainda mais a importância desta iniciativa, que visa preservar as fontes e garantir água de qualidade”, afirma o assessor técnico do projeto, Ricardo Augusto da Silva, extensionista do IDR-Paraná na região de Paranavaí.
Ele explica que as fontes das propriedades rurais são protegidas com o uso da tecnologia do solo-cimento (uma mistura de solo do local, pedras e cimento). “É construída uma espécie de cofre, que protege a nascente de resíduos e contaminações, garantindo a manutenção da qualidade da água que brota da terra”, diz Silva. Além disso, é feita a recomposição da vegetação ao seu redor. Com esta ação, a vazão das nascentes se mantém mesmo em período de escassez de chuvas e as famílias têm o abastecimento de água garantido em suas propriedades.
O projeto Água Limpa também utiliza o sistema de geoprocessamento para mensurar resultados, ou seja, os extensionistas têm informações precisas sobre a localização e vazão de cada nascente.
Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS