Cascavel

Palestras abordam temas educativos para crianças e adolescentes do Eureca I

As palestras foram conduzidas por especialistas de cada área.

23 set 21 - 16h33 Redação SOT
Palestras abordam temas educativos para crianças e adolescentes do Eureca I

Crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Eureca I, no Bairro Interlagos, tiveram hoje (23) uma programação diferente. Sob o comando de assistentes sociais da unidade Saúde da Família (USF) do Bairro Tarumã, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre higiene pessoal, Estatuto da Criança e Adolescente, alimentação saudável e bullyng.

As palestras foram conduzidas por especialistas de cada área. O Eureca I, atende em média 170 crianças e adolescentes por dia, mas por conta da pandemia este número foi reduzido para  40 atendimentos diários. “O Eureca  é um Centro de Convivência que desenvolve o serviço de fortalecimento de vínculos para crianças de 6 a 12 anos e faz parte da Secretaria de Assistência Social do Município”, explicou Adriana Rossini, Coordenadora do Eureca I. As crianças e adolescentes atendidos pelo programa, tanto no período da manhã quanto à tarde, recebem um lanche, desenvolvem  diversas atividades e oficinas. Para as crianças que  frequentam o Eureca pela manhã é servido almoço e jantar para os que são assistidos a tarde. “Também temos o cuidado de desenvolver atividades junto aos pais, com as famílias”.

Além das palestras às crianças e adolescentes, também puderam assistir vídeos educativos e uma peça teatral, realizada por residentes de Assistência Social do Programa de Residência Multiprofissional  em saúde da família.

O Projeto - O Projeto Ações Educativas em Saúde realizado no Centro de Convivência – Eureca I tem o objetivo de promover a saúde, bem como divulgar os serviços disponibilizados para a comunidade, contribuindo assim para a prevenção aos agravos em saúde, como preconiza a legislação vigente.

“Nós gostamos de trabalhar com as crianças porque elas podem exercitar este conhecimento adquirido aqui ao longo de suas  vidas. Elas exercitam o que é a prevenção, a saúde bucal e como previnir pressão alta. Quando  adultas estes conhecimentos começam a ser absorvidos, por isso enfatizamos tanto o trabalho de prevenção”, destacou Marelise Zini, assistente social da USF Tarumã.

Para os estudantes de Nutrição Gabrielly Caovilla e Miriam Leonel, e do Programa de Residência Multiprofissional de Cascavel, Anderson Carbony e Heloysa Pereira; “são  importantes os temas abordados porque com estas atividades a gente consegue propiciar às crianças uma reflexão a cerca do desenvolvimento infantil delas e, assim, a gente pode no futuro, evitar que estas crianças sejam adultos depressivos, ansiosos, com medo de socializar e ter dificuldade nas relações. Quando a gente trabalha, estes temas na infância, lá na frente estas pessoas não carregarão consigo estes  problemas”, finalizou a assistente social, Heloysa Pereira.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.