A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid, ou terceira dose, agora é lei no Paraná. A iniciativa precursora do deputado Delegado Francischini (PSL), aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná, foi sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e regulamenta o reforço vacinal como forma de aumentar a proteção da população. O foco principal está nos grupos mais vulneráveis, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades.
“Os paranaenses ganham mais proteção com essa lei assegurando mais efetividade da imunização e o estado sai na frente em uma questão inédita e tão importante. Nosso objetivo é aumentar a proteção especialmente daqueles mais vulneráveis como os profissionais de saúde, idosos e pessoas com comorbidades”, explicou Francischini.
Francischini ainda citou casos como o de Israel, que já prevê a possível necessidade de uma quarta dose da vacina. “Por isso é, fundamental o estado do Paraná já ter uma legislação específica antecipando a possibilidade de doses periódicas, o que pode agilizar novas campanhas de imunização”, afirmou.
Pela lei 20.745, recém-sancionada, as doses complementares respeitarão a forma e a ordem pré-estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização - PNI e pelo Plano Estadual de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde, que pode definir ainda a aplicação periódica da vacina.
Neste primeiro momento, a lei prevê a completa imunização, por exemplo, a grupos mais vulneráveis como profissionais da saúde e idosos. “Os primeiros encontram-se ainda na linha de frente do combate à Covid, ficando diretamente expostos ao contágio, enquanto os nossos idosos são os que possuem maiores chances de complicações decorrentes da contaminação, razão pela qual, justifica-se o reforço na imunização”, acrescentou o parlamentar.
Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS