23 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Vereadores defendem implantação da reitoria do novo IFPR em Cascavel

O pedido dos parlamentares foi motivado pela sinalização do atual governo federal de que criará novos Institutos Federais, com o Paraná...

Vereadores defendem implantação da reitoria do novo IFPR em Cascavel

Foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira e será encaminhada ao Ministro da Educação do Governo Federal, Milton Ribeiro, a Moção de Apelo nº 62 de 2021, solicitando que a reitoria do Instituto Federal do Oeste e Sudoeste Paranaense seja implantada em Cascavel. O documento foi assinado por todos os vereadores e vereadoras.

O pedido dos parlamentares foi motivado pela sinalização do atual governo federal de que criará novos Institutos Federais, com o Paraná sendo um dos estados contemplados com dois ou três novos Institutos, que serão instalados na região norte e oeste. Cascavel poderá contar com um novo Instituto, afinal nossa cidade possui apenas um campus, subordinado a Curitiba.

Deverão fazer parte destes institutos o Campus de Assis Chateaubriand, Capanema, Cascavel, Foz do Iguaçu, Palmas, os Campus Avançados de Barracão, Coronel Vivida, Quedas do Iguaçu, além do Centro de Referência de Toledo. Essa nova Instituição será contemplada com 160 vagas novas de Técnicos Administrativos em Educação, através de concurso púbico, sendo 80 níveis D e 80 níveis E, além dos cargos de gestão.

Se a proposta se concretizar, os vereadores e a sociedade civil organizada pedem que a reitoria fique localizada aqui em Cascavel. Como explicou o vereador Serginho Ribeiro (PDT), “receber a sede de Reitoria traz vários benefícios para a cidade, sendo que o principal reflexo é na economia, bem como questões sociais e de serviço da população, que passam a ter à disposição mais oferta de atendimento. Outro benefício é a questão institucional que é levar o nome do município para fora de Cascavel, e mostrar o nosso grande complexo de ensino”.

“Entendemos que o investimento em educação, ciência e tecnologia é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária e para o progresso social e econômico do nosso país”, defenderam os vereadores.

O IFPR - Criada em 2008 pela Lei nº 11.892, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também conhecida por Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país.

Reconhecida pela qualidade do ensino ofertado, pela diversidade de cursos e por sua relevante atuação junto à população e às empresas locais, atua no sentido de potencializar o que cada região oferece de melhor em termos de trabalho, cultura e lazer.

Atualmente a Rede Federal possui trinta e oito Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. São seiscentos e sessenta e um campis, mais de um milhão de matrículas e cerca de oitenta mil servidores (professores e técnico-administrativos).

As instituições têm o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de excelência a jovens e trabalhadores, do campo e da cidade; viabilizam o acesso efetivo as conquistas cientificas e tecnológicas, por meio da oferta de qualificação profissional em diversas áreas de conhecimento; promovem a pesquisa aplicada e a inovação e atuam fortemente na extensão tecnológica.

Por: SOT/Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade