Cascavel

Vereador entrega Moção de Aplauso às equipes do CAP e CAS

Segundo o texto da moção, a homenagem é o reconhecimento “pela dedicação e excelent...

04 dez 21 - 20h31 Redação SOT
Vereador entrega Moção de Aplauso às equipes do CAP e CAS

O vereador Pedro Sampaio (PSC) foi pessoalmente entregar a Moção de Aplauso de sua autoria às equipes do Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida (CAP) e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) na manhã desta sexta-feira (03). Ele esteve lá acompanhado da secretária municipal de Educação, Márcia Baldini.

Segundo o texto da moção, a homenagem é o reconhecimento “pela dedicação e excelente trabalho realizado” pelas duas unidades voltadas à educação especial. Pedro Sampaio fez a entrega da placa com a moção às coordenadoras Rosiene Soares (CAP) e Simone Spinelli (CAS) e às servidoras Eliane, Lyziane, Sorlei, Verônica, Josiane e Luiz. Pela Secretaria de Educação, além da secretária também estiveram lá a coordenadora Luciana (Educação Especial) e o assessor Dejair.

As coordenadoras Rosiene e Simone deram um depoimento sobre a homenagem. “Em nome da equipe do CAP e do CAS agradecemos pela atenção, respeito e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido neste espaço educacional. Destacamos que em dezesseis anos de existência desses centros é a primeira vez que um representante do legislativo mostrou interesse pela causa das pessoas com deficiência visual e auditiva”, disseram elas.

Histórico - O CAS foi criado em 30 de abril de 2008 com os seguintes objetivos: promover cursos de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; promover cursos de língua portuguesa para surdos com metodologia de ensino de segunda língua; garantir para os professores uma formação especifica; promover cursos de Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa; promover educação continuada de profissionais da educação. O CAP, por sua vez, foi criado em 7 de novembro de 2005 com os seguintes objetivos: oferecer, produzir e adquirir os recursos técnicos eletrônicos, materiais adaptados, didáticos-pedagógicos e humano necessários ao processo de aprendizagem; prestar atendimento às pessoas cegas ou visão reduzida que necessitarem dos seus serviços, independente do vínculo escolar; desenvolver atividades pertinentes com familiares e a comunidade em geral; planejar e executar a política de formação continuada aos professores da rede municipal, na área da deficiência visual.

O Atendimento Educacional Especializado do CAS e do CAP incluem um total de 21 crianças em contra turno ao ensino regular, além de produzirem e adaptarem os materiais para subsidiar o trabalho com alunos surdos e cegos na Rede Municipal de Ensino. Todos os materiais utilizados com esses alunos são produzidos e adaptados por essas professoras, com o material do currículo escolar da Secretaria Municipal de Educação para os alunos que não frequentam o CAP e CAS.

Além de todas as atividades realizadas no âmbito escolar, as professoras muitas vezes são convidadas a participarem de eventos no qual se faz necessário o intérprete de Libras, e realizam esse trabalho de forma voluntária.

Via: Assessoria de Imprensa/CMC- Foto: Flavio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.