Brasil

Defenda PM cria metodologia de ensino para escola cívico-militar

Primeira unidade, inaugurada em São José do Rio Preto, terá capacidade para 500 alu...

16 dez 21 - 12h53 Luiz Felipe Max
Defenda PM cria metodologia de ensino para escola cívico-militar

Foi inaugurada, em São José do Rio Preto, a primeira escola cívico-militar de São Paulo a adotar uma nova metodologia de ensino criada por oficiais da Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar (DEFENDA PM). A unidade atenderá 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) a partir de 31 de janeiro de 2022, em uma parceria com a UNITERP.

O modelo de educação cívico-militar adotado será o EFM, desenvolvido e registrado pelos oficiais Ernesto Puglia Neto, Fábio Rogério Cândido e Márcio Cortez Maya Garcia. “Nossa metodologia difere dos modelos que colocam o aluno em forma e o fazem marchar. Queremos construir hábitos virtuosos por meio de uma disciplina exclusiva, desenvolvida por nós, que fomenta o desenvolvimento pessoal e a preparação para a vida”, explica Puglia Neto.

Segundo o coronel PM Luiz Gustavo Toaldo Pistori, presidente da DEFENDA PM, “o formato busca aliar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro de um processo pedagógico rigoroso e de qualidade”. “Ele visa adotar práticas voltadas à formação do cidadão com base em valores e princípios sólidos e preparar o aluno para os estudos superiores e o mercado de trabalho”, completa.

O modelo EFM de educação cívico-militar propõe uma educação integral que vai além da exigência e desenvolvimento de disciplina e respeito. “Buscamos não apenas a excelência intelectual, mas o desenvolvimento de atitudes que fortaleçam e amplifiquem os conhecimentos adquiridos, impulsionando o seu emprego em prol do bem comum e da sociedade. Queremos capacitar o aluno para assumir o protagonismo de seu próprio futuro e de se portar como um influenciador positivo dentro da sociedade”, afirma Puglia Neto, um dos criadores do modelo.

Segundo a DEFENDA PM EDUCACIONAL, um dos braços da associação, o formato não se pauta somente na correção de atitudes equivocadas, mas também no estímulo de atitudes positivas, de forma a desenvolver no jovem adolescente o hábito de agir corretamente.

Dentre os diferenciais exclusivos do modelo, está a Cadeia de Liderança, que se baseia em sistemas de liderança existentes em academias militares, adaptada para o ambiente escolar. “A metodologia foi criada pensando na melhoria do cidadão e da sociedade local. É praticamente uma ação de prevenção primária, que pretende evitar o envolvimento dos jovens com o delito”, pontua Puglia Neto.

Outro diferencial é a disciplina Liderança Cidadã, que complementa os conhecimentos transmitidos pela BNCC ao mesmo tempo em que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências como a liderança, a comunicação, o planejamento pessoal e financeiro, entre outras, e fortalece o sentimento de civismo e cidadania.

Matrículas abertas

O local conta com 14 salas de aula, quadra esportiva, laboratório de ciências, de informática, e biblioteca com acessibilidade. As matrículas já estão abertas. Para entrar na escola, não precisa ser filho de militar ou policial. Embora seja um colégio particular, constituído a partir de uma parceria entre a DEFENDA PM e a UNITERP, serão oferecidas bolsas integrais de estudos, captadas pela Associação junto à iniciativa privada, para beneficiar jovens carentes.

Outras parcerias estão sendo firmadas pela DEFENDA PM e entidades privadas de ensino, como é o caso de Araçatuba, possibilitando que, em breve, mais unidades sejam inauguradas.

Via: Assessoria KM Comunicação - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.