23 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Brasil

Cuidados para manutenção em piscinas e áreas de lazer

Como o fluxo de pessoas aumenta nas áreas de lazer nesta época do ano, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia...

Cuidados para manutenção em piscinas e áreas de lazer

Com a chegada do verão, todo mundo quer aproveitar o tempo livre e as altas temperaturas para se refrescar nas piscinas dos prédios ou clubes, mas poucos se atentam às condições dos equipamentos.

Como o fluxo de pessoas aumenta nas áreas de lazer nesta época do ano, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape/SP) alerta sobre a importância de verificar com proprietários, síndicos e responsáveis a conformidade das instalações com as normas vigentes.

Para se ter uma ideia, dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) divulgados em 2021 e referentes à 2019, mostram que a ocorrência durante o lazer na piscina é duas vezes mais frequente do que a queda acidental, a faixa etária mais atingida é de 1 a 9 anos de idade, sendo que crianças de 5 a 12 anos que sabem nadar são as que mais se afogam pela sucção da bomba em piscinas.

Em Água Branca, no Piauí, um acidente com uma adolescente chamou a atenção para o assunto.  O incidente foi provocado pelo ralo de sucção, que fica submerso num dos cantos da piscina de fibra que, de acordo com os proprietários, tem aproximadamente um metro e 30 centímetros de profundidade.

Para falar das ações preventivas para evirtar esse tipo de acidente, indico o engenheiro civil Caio Luiz Avancine, diretor do Ibape. A entidade também tem uma cartilha específica sobre o assunto, que mostra de maneira bem didática como o equipamento seguro deve ser. O material é gratuito e o download está disponível em http://www.ibape-sp.org.br. 

Por: SOT/Via: Assessoria Ibape - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade