Cascavel

Com queda estimada em 26% na produtividade de soja, Cascavel recebe técnicos do Rally da Safra

Avaliação das lavouras terá início em Cascavel, uma das regiões mais afetada pela e...

16 jan 22 - 12h38 Redação SOT
Com queda estimada em 26% na produtividade de soja, Cascavel recebe técnicos do Rally da Safra

A falta de chuva e as altas temperaturas causaram perdas expressivas no Oeste do Paraná, em especial nas áreas com variedades precoces, semeadas na segunda quinzena de setembro e na primeira de outubro. Em um cenário de redução na estimativa de produtividade média no estado para 45,0 sacas por hectare, 26% abaixo dos resultados da safra anterior, técnicos do Rally da Safra 2022, maior expedição técnica do agronegócio brasileiro, chegam ao do estado nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, saindo de Maringá para avaliar inicialmente lavouras em Cascavel – uma das regiões mais afetadas pela estiagem, juntamente com Palotina e Toledo.

Oeste e Norte do Paraná serão as primeiras regiões que sofreram com o clima irregular que o Rally da Safra irá avaliar até 22 de janeiro, num trajeto que passará também por Goioerê e Campo Mourão. Será uma oportunidade para avaliar de perto os estragos causados pela estiagem e regionalizar as perdas entre as distintas regiões do estado.

“A estiagem na segunda quinzena de dezembro piorou a situação das lavouras, que já vinham registrando problemas com as altas temperaturas – em casos extremos, as perdas atingiram a totalidade das áreas e os produtores optaram por plantar milho segunda safra”, explica o coordenador da expedição, André Debastiani.

No Sudoeste do estado choveu um pouco mais do que no Oeste, e por isso as perdas são menores – a situação é semelhante no Norte. Nesta temporada há perda de potencial até mesmo no Centro e no Sudeste, onde raramente ocorrem problemas e que costumam puxar para cima a média de produtividade do Paraná.

Segundo a Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, há perdas irreversíveis ao potencial produtivo das lavouras também no Sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses problemas foram suficientes para reduzir a estimativa de produção nacional para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, que eram de 144,3 milhões de toneladas. Já nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o MAPITO-BA, a soja mantém boas condições, porém os produtores temem o risco de que o excesso de dias chuvosos e nublados prejudique o peso e a qualidade dos grãos.  A área total plantada é estimada em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.

A etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março.  A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Milho segunda safra

A etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. As últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.

A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. A área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.

Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).

A 19ª edição do Rally da Safra, organizada pela Agroconsult, tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.

Via: Assessoria Rally da Safra - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.