Brasil

Pandemia volta a prejudicar quem precisa fazer a Prova de Vida para receber a previdência

Aplicativo LivID evita que as pessoas se exponham a doenças contagiosas na hora do...

26 jan 22 - 12h27 Skalet Fernanda
Pandemia volta a prejudicar quem precisa fazer a Prova de Vida para receber a previdência

A maioria dos procedimentos para a Prova de Vida passa por uma série de obstáculos atualmente. São questõesburocráticas, dificuldades de locomoção e existem os problemas decorrentes da pandemia com os riscos de aglomeração. Contudo, uma solução no mercado já supera esses percalços e oferece a Prova de Vida de modo virtual, por meio de aplicativo, com toda a comodidade e conforto ao segurado.

Segundo o arquiteto de software da Gateware, Adilson Cruz, o LivID, a solução de Prova de Vida oferecida pelaempresa, garante comodidade, consistindo em uma alternativa fácil de usar. “O próprio segurado tira a foto e apresenta as informações, sem sair de casa e na hora que quiser – o que facilita ainda o apoio por parte de familiares que trabalham fora”, explica.

Outro problema que vem sendo apontado são as suspensões dos sistemas de previdência, que, em geral, não contam com soluções funcionais a distância. Uma ferramenta mais atualizada contribuiria para evitar atrasos, inclusive em atendimentos reativos de emergência, com assistência mais efetiva, conforme indica a experiência prática das fundações que utilizam o LivID.

“Se a comunicação flui muito bem de parte da instituição, quando conta com o LivID disponível nas plataformas, haverá um direcionamento para que o participante faça download do app, realize a Prova de Vida e consiga manter o seu benefício durante o ano e a cada campanha em que o procedimento é exigido do participante. Mas, mesmo que a comunicação não flua como o esperado, porque um aposentado não está interagindo com a rede para saber que está na hora de realizar a Prova de Vida e tem o benefício cortado, há a possibilidade de resolver a questão de forma rápida, resgatando e reativando o acesso ao rendimento”, explica Adilson.

Os ciclos mais rotineiros de apresentação de pessoas garantem informação e realizam o levantamento de aptidão. “O segurado gerencia essas questões com um pouco mais de frequência. Mas, por outro lado, se o sistema não for ágil, as provas se tornam onerosas e tendem a atrasar”, argumenta.

Por sua vez, se a pessoa se encontra acamada ou em cadeira de rodas, a agilidade do LivID garante que esse segurado não precise sair de casa e a fundação não tenha dispêndio de recursos. “O atendimento, nesses casos, vai chegar em duas pontas: na garantia do fluxo de caixa da instituição, porque não está pagando o que não precisa, e na resolução da situação de um pensionista que não pode se locomover e precisa dessa comodidade.”

Evitar aglomeração por causa de doenças contagiosas se tornou necessário

Outra vantagem do LivID é evitar que as pessoas se aglomerem na hora de realizar a Prova de Vida, especialmente por causa da covid-19 e suas variantes. “Em estados com temperaturas extremas, com muito frio ou calor, e umidade, a aglomeração pode contribuir para trazer problemas relacionados ao clima, isso sem contar no contágio com a covid-19”, enfatiza.

Portanto, trazer a funcionalidade da tecnologia para o lado humano contribui com a segurança física das pessoas. Essa é outra característica positiva do LivID para os seus mais de 96 mil usuários. Desde setembro, o app recebe updates que facilitam a sua funcionalidade no registro da imagem, com uma tecnologia artificial que proporciona praticamente 100% de segurança antifraude no processo de reconhecimento facial, além de contar com a funcionalidade de consulta de óbitos em todos os cartórios brasileiros.

Prova de Vida fácil e rápida

A acessibilidade é um dos principais atributos do LivID, característica necessária para o público de terceira idade. Para realizar a Prova de Vida é muito simples. Confira o passo a passo:

- Em primeiro lugar, é necessário tirar uma foto nítida e centralizada do rosto. O participante pode escolher o documento com foto para validação, sendo o RG ou a CNH.

- O próximo passo é fotografar o documento.

- Após essa etapa, o aplicativo compara a foto do rosto do usuário com a do documento.

- E assim é feita a Prova de Vida por meio do reconhecimento facial no LivID, que envia a informação para a instituição.

Por fim, vale lembrar, que todos os princípios da LGPD dos usuários são respeitados.

Via: Assessoria Goteware - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.